CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Recapeamento das ruas de Coxim em parceria com o COINTA é solicitado pelo vereador Ademir Peteca

22 ABR 2021Por Valdeir Simão 22h:07

Na sessão legislativa da Câmara Municipal de Coxim realizada na manhã de quinta-feira (22), o 1º Secretário, vereador Ademir Peteca (Solidariedade), apresentou indicação encaminhada ao prefeito Edilson Magro, solicitando as medidas cabíveis para a celebração de convênio com o COINTA, visando à utilização da mini usina do consórcio no recapeamento das ruas. 

Após as chuvas, um dos maiores problemas de Coxim até mesmo nas ruas asfaltadas, são os buracos que voltam em maior número, também aumentando de tamanho, na extensão e profundidade, inclusive nos trechos que passaram, recentemente, por operações tapa-buracos, gerando desperdício dos recursos públicos que já são escassos. 

Diante dessa caótica situação, o vereador Peteca solicitou ao poder Executivo, para que sejam tomadas as medidas necessárias para a celebração de convênio com o COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), na utilização pelo município de Coxim, do kit pavimentação asfáltico.   

O conjunto do kit é composto por um caminhão usina móvel de asfalto e um rolo compressor para atender os municípios que fazem parte do COINTA, podendo trazer uma economia de até 40% no serviço de pavimentação das ruas, com os equipamentos funcionando como uma mini usina, capaz de pavimentar e recuperar ruas das cidades e até trechos de estradas.

"Coxim precisa de mais recapeamento e menos tapa-buracos, os serviços de recapeamento possuem maior durabilidade e melhor custo/benefício. Por esses motivos, solicito a parceria do nosso município com o COINTA, para que possamos também asfaltar e recuperar as ruas da cidade, gerando economia para os cofres públicos, sem precisar realizar licitações e contratações de empresas para executarem esses trabalhos, que seria muito mais demorado e acarretaria mais gastos de recursos financeiros", declarou Ademir Peteca.

Enquanto o recapeamento tem uma durabilidade média de 4 anos, o tapa-buracos dura poucos meses e talvez até a próxima chuva, dependendo da sua intensidade. Mesmo sem conhecimento técnico, é visto por todo cidadão coxinense,  que a operação tapa-buracos é apenas uma ação paliativa, com alto custo, tanto pelos  materiais utilizados quanto pela mão de obra dos muitos servidores necessários.  

"A maioria das ruas asfaltadas de Coxim, não suportam mais operações tapa-buracos, pois suas estruturas são antigas, já desgastadas, com elevações, trechos desnivelados,  além de trincas e rachaduras, o que permite a entrada de água que é fatal para abertura de buracos. Se analisada a relação custo-benefício, comparativamente, entre o tapa-buracos e recapeamento, fica  ainda mais que evidente a inviabilidade da operação tapa-buracos", finalizou Ademir Peteca.

Recapeamento das ruas de Coxim em parceria com o COINTA é solicitado pelo vereador Ademir PetecaRecapeamento das ruas de Coxim em parceria com o COINTA é solicitado pelo vereador Ademir Peteca. Fotos: Divulgação/Valdeir Simão - Diário X
Mamma dentro

Leia Também