CAMARA
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
16 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Proposta prevê a implantação de controle de natalidade canina e felina em Coxim

26 FEV 2021Por Emilly Constanci19h:00

Na manhã de sexta-feira (26), foi realizada uma primeira reunião com autoridades municipais e grupos de apoio a animais domésticos de Coxim, para que seja instituído em Coxim, através do controle de zoonoses, um controle de natalidade canina e felina no município.

A reunião contou com a participação de representantes dos projetos Adote um Bichin Coxim e Cãopanheiras, que já possuem um histórico de trabalhos prestados na cidade de forma voluntária, no cuidado com animais domésticos.

De interesse da saúde pública, o controle de natalidade visa controlar a superlotação de animais, principalmente os de rua, bem como atender aquelas pessoas que pretendem castrar seu animal de estimação e não tem recursos para fazer o procedimento.

Foram apresentadas três propostas para realizar o procedimento de castração nos animais, a aquisição de um castra móvel com centro cirúrgico no veículo, a terceirização do serviço e a adequação e reforma do centro de zoonoses do município de Coxim. Foi de consenso a última opção.

A princípio, conforme apontado na reunião, o custo para adequação gira em torno de R$ 200 mil reais, com aquisição de equipamentos, insumos, medicamentos e adaptação do centro de zoonoses, para o atendimento de 100 animais por mês. Implantado o serviço, haverá uma parceria com os projetos Adote um Bichin Coxim, Cãopanheiras e outros parceiros para estabelecer a regulamentação e fixação de critérios para absorver a demanda.

Para dar continuidade a proposta, será feita uma apresentação na sessão da Câmara pelos vereadores, para despertar o poder Executivo e que este faça um estudo financeiro para viabilidade. Uma nova reunião será realizada no dia 3 de maio.

Participaram da reunião, Marcia Altafini Muller, Rosemary Mochi e Verônica Pagnan do projeto Adote um Bichin Coxim, Lígia Inácio do projeto Cãopanheiras, o veterinário Mike Campoi, a advogada Valéria Ferreira de Araújo Oliveira, a colaboradora da causa animal Gislene Cristina, a médica veterinária, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ  Adriana Góes Barbosa Haidar, o vice-prefeito Flávio Dias, o chefe de gabinete Ivaldo Lopes e os vereadores William Meira, Abilio Vaneli e Angelo Gari.

AssCom Augusto Marques

Mamma dentro

Leia Também