CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
07 de maio de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Prefeito de Coxim prestigia inauguração da imponente estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago no 47º BI

30 JUN 2022Por Redação/EC20h:23

Na noite desta quarta-feira (29), o Prefeito de Coxim, Edilson Magro participou das festividades em comemoração aos 46 anos do 47° Batalhão de Infantaria.

"O Guerreiro Pantaneiro", foi criado por Decreto Presidencial, em 7 de novembro de 1975, sendo efetivamente implantado em Coxim em 1° de janeiro de 1976. Seu núcleo formador foi a 3ª Companhia de Fuzileiros do 42° Batalhão de Infantaria Motorizado, então sediado em Goiânia-GO.

No ano de 2016, por intermédio da Portaria nº 1.505, de 10 de novembro de 2016, o 47º BI recebeu a denominação histórica de “BATALHÃO SERTANISTA DOMINGOS GOMES BELIAGO”, em homenagem ao fundador do Arraial do Beliago (hoje Coxim) solidificando a relação com a cidade do Pé de Cedro.

O Batalhão inaugurou a estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago, alocada na frente do 47º Batalhão de Infantaria, no dia em que o Batalhão completou mais um aniversário (29 de junho).

A obra, que tem quatro metros e meio de altura, foi feita em barro, uma parceria do 47° BI e o escultor José Branco (Zé Português). A estátua foi instalada em uma base no formato de uma torre de castelo. Ela materializa o sertanista Beliago que no ano de 1729 instaurou um povoamento na margem esquerda do rio Taquari, fomentando a criação da cidade de Coxim.

Segundo o Tenente-Coronel de Infantaria, Wanderlino Moreno Junior, no interior da obra serão depositadas cartas escritas pelos alunos da rede de ensino da cidade e uma lâmina de acrílico com as assinaturas de integrantes da sociedade local. 

Em posição secreta no interior do Beliago, o comandante do 47º Batalhão de Infantaria colocará uma mensagem para ser lida no ano de 2122, aos futuros integrantes do batalhão e da sociedade coxinense.
Para o Prefeito de Coxim a imponente obra é um marco cultural e turístico para o município, “momento histórico para Coxim, só temos a agradecer ao 47° BI na pessoa do Tenente-Coronel Wanderlino Moreno e ao José Português, que foi o escultor dessa grande obra de arte, que além da parte histórica cultural, será uma referência turística para o município", disse Edilson Magro. 
 
José Branco afirmou que durante a construção da obra, descobriu que a estátua de barro de Beliago é a maior estátua de barro construída no mundo, e que o Guinness World Records foi acionado.

Paulo Monteiro/AssCom PMC

square banner

Leia Também