Publicidade
Marmoaria

Diário X

13 de agosto de 2020
Aqui tem a Verdadeira Notícia
36º 22º
Coxim/MS
34º 21º
Campo Grande/MS
30º 15º
São Paulo/SP
30º 15º
Brasília/DF

Coxim MS

"Parceria entre o Poder Judiciário, UFMS e AAVC garante qualificação profissional e geração de renda em Coxim", afirma a vereadora Lucia

14 NOV 2019Por Valdeir Simão03h:05

Na tarde de sábado (9), a Associação dos Amigos, Voluntários e Colaboradores (AAVC), realizou em sua sede na Vila Bela, a solenidade de formatura e entrega de certificados aos alunos aprovados nos cursos profissionalizantes de pintura em telhas (59), informática básica (14) e informática acelerada (12). 

O técnico em Assuntos Educacionais da UFMS, Vilson Crescêncio de Jesus, ministrou o curso de pintura em telhas e foi ainda o coordenador do projeto Ação de Cultura "Arte como forma de expressão", desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -  Campus Coxim, a AAVC e o Poder Judiciário, que destinou recursos financeiros para a aquisição dos materiais utilizados durante o curso.

Um dos objetivos do projeto Ação de Cultura "Arte como forma de expressão", é o de fortalecer os laços entre a UFMS e a comunidade externa, pois acredita-se que a cultura tem aspecto essencial na vivência humana.

O contato com a arte pode influenciar de forma positiva no desenvolvimento pessoal e no equilíbrio mental, melhorando a qualidade de vida de quem lida com a arte. Também se constata que o espaço onde a arte é propagada, torna-se um ambiente humanizado, o que leva a ruptura de preconceitos, fazendo com que o diferente e a cultura do outro seja aceita.

Lucia da AAVC e Vilson de Jesus Foto: Valdeir Simão - Diário X

Vilson de Jesus, disse: "Nesse sentido, o projeto alcançou resultados plenamente satisfatórios, podendo-se observar a mudança de postura no público participante do curso. Crianças que até então tinham dificuldades de concentração, conseguiram pintar belas obras. Também ajudou pessoas que com o mínimo de coordenação motora, superaram suas limitações e desenvolveram lindos trabalhos".

"Ou seja, o curso de pintura em telhas ajudou pessoas a melhorar sua autoestima, a quebrar barreiras e de bônus muitos conseguiram fazer do aprendizado uma fonte de renda, vendendo as artes pintadas em telhas", relatou o técnico da UFMS, Vilson Crescêncio de Jesus.

A vereadora Lucia da AAVC é pedagoga, fundadora e coordenadora social da associação, também trabalhando voluntariamente como professora do curso de bordado em chinelos e de reforço escolar.

A parlamentar falou na solenidade sobre as atividades disponibilizadas - gratuitamente - para crianças, jovens, adultos e idosos, ressaltando a questão da falta de emprego que castiga as famílias coxinenses, onde os cursos profissionalizantes realizados na AAVC, tornam-se ferramentas para a geração de renda, onde o certificado entregue pela associação, devidamente assinado e registrado, é um importante diferencial no competitivo mercado de trabalho.

"Parabéns a todos os alunos e alunas que concluíram os cursos. Agora estão qualificados para passar os conhecimentos adquiridos para outras pessoas. Agradeço de forma muito especial ao poder Judiciário, na pessoa da juíza Tatiana Dias de Oliveira Said, que tem sempre nos apoiado, e desta vez, disponibilizou os recursos financeiros necessários para o desenvolvimento do projeto "Arte de Pintar".

"Quero agradecer também a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que é uma instituição de ensino representativa e consolidada em nosso Estado. Agradecimentos especiais ficam aqui consignados ao coordenador do curso, Vilson Crescêncio de Jesus, técnico da UFMS, que dedicou o seu tempo, amor, transmitiu  seus conhecimentos e ainda foi um amigo fiel e  verdadeiro, sempre com um sorriso no rosto e dizendo: Vamos lá, você consegue. E realmente todos aprenderam. Que Deus te abençoe, professor Vilson".

"Nós da AAVC também agradecemos ao professor de informática, Valdiney Marcio de Souza, acadêmico de sistemas de informação da UFMS, que empenhou todos os seus conhecimentos para que os alunos saíssem com um ótimo currículo nos cursos da associação, com a formação de 14 alunos em informática básica e 12 em informática acelerada".

"Foi muito importante para cada aluno que aqui esteve com muita vontade de aprender e o professor Valdiney não mediu esforços para ensinar. Temos muito que agradecer ao senhor, que nos encheu de orgulho e satisfação, sendo um dedicado e competente voluntário para ajudar o próximo.  Que Deus continue a lhe abençoar, iluminando os seus caminhos".  

"Sabemos o quanto a qualificação profissional é importante, em especial neste momento de crise, que se agrava com a falta de emprego e renda para jovens e adultos. Para encerrar, agradeço aos demais professores, voluntários, colaboradores e a diretoria da associação", finalizou a vereadora Lucimeire Elias da Silva Ramos Barbosa - a Lucia da AAVC.

Lucia da AAVC, professor Valdynei e formandas em informática Foto: Valdeir Simão - Diário X
 
  • Fotos: Valdeir Simão - Diário X
Publicidade
.

Leia Também