Coxim MS
Neste sábado, Plenário da Câmara de Coxim será palco do 21º Forarte com tributo a Zacarias Mourão
O 21º Forarte (Fórum de Arte e Cultura) será realizado neste sábado em Coxim, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 13h, com atividades - como palestras, encaminhamento de propostas e eleição dos integrantes do conselho municipal de cultura - até às 17h.
Tendo como pano de fundo o tema “Coxim Trezentos Anos - Uma Rota”, o objetivo do Forart é criar novos espaços que coloquem a população do município em contato com as mais diversas formas de cultura e incentivar a reflexão sobre a produção de arte, em todas suas ramificações.
Segundo o literato e um dos organizadores, Adelino Alexandre Lopes, o Fórum de Arte de Cultura de Coxim é realizado anualmente em Coxim, sempre no mês de março, em comemoração ao nascimento de Zacarias (15 de março de 1928).
Além do Forarte, no dia 12 de março (sábado), a partir das 20h, na praça Zacarias Mourão, acontece o tributo ao poeta e autor da música Pé de Cedro, juntamente com Goiá. Na ocasião haverá apresentações culturais com música e arte homenageando Zacarias.
Apresentações do 21º Tributo ao poeta Zacarias Mourão:
Glaycielli,
Toninho Músico,
Zé Aurélio,
Kurikaka,
Makako,
Lorenzo,
Altair Poeta,
Josimar Miranda,
Prof. Luiz Almeida,
Adriano Bukowiski
O FORART
Foi criado em 1997, através da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Coxim, sob a coordenação do historiador e Artista Plástico e Chefe do Departamento de Cultura, Professor Henrique de Melo Spengler, com o intuito de resgatar o potencial histórico-cultural do município, até então ignorado pela própria comunidade.
Hugo Crippa/CMC