CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Empreendedoras de Coxim aprimoram técnicas gastronômicas para fisgar turistas

Por meio da oficina "Delícias no Anzol: Fisgado pelo sabor", participantes aprenderam a preparar pratos com peixes

3 ABR 2024Por Redação/EC21h:31

Guias de pesca, empreendedoras de comunidades e proprietárias de pesqueiros de Coxim aprenderam receitas e técnicas gastronômicas, para ofertar serviços diferenciados para turistas que visitam o município. Ao todo, 15 pessoas participaram da oficina “Delícias no Anzol: Fisgado Pelo Sabor”, que foi levada ao município por meio do programa  Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.

A capacitação ocorreu na última terça-feira (2), no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim. 

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva, o aprimoramento de técnicas de gastronomia agrega mais uma possibilidade de gerar renda localmente. “Buscamos incentivar as atividades ‘portadoras de futuro’, como é o caso do turismo, que tem potencial para alavancar o desenvolvimento do município. A oficina proporciona experiências únicas para cada amante desta prática que é a pesca”.

Sob a orientação do chef de cozinha e turismólogo Marcílio Galeano, os participantes aprenderam três pratos: sashimi de piranha, ceviche de piranha com aji amarilho e ceviche com leite de coco e coentro. A oficina também procurou padronizar as técnicas de preparo e valorizar as normas de higiene, tanto quando o prato é elaborado dentro do barco de pesca, quanto em uma cozinha do barco hotel ou de um pesqueiro, bem como em um restaurante.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável de Coxim, Saimon Cândido, a ação vai ao encontro não só da culinária do município, mas também com a cultura de Coxim. “Formar pessoas com novas técnicas, com aprimoramento, com um chef de cozinha, é a certeza que nós podemos aprimorar nosso comércio local e criar oportunidades para que as pessoas possam empreender. O nosso objetivo é esse”, reforçou.

Oficina prática

Como parte da oficina, cada participante recebeu um kit contendo receitas impressas, sacola ou caixa térmica, tábua plástica, faca, potes de armazenamento, hashi descartável, pegador inox, cumbuca de servir, uma camiseta personalizada, um chapéu típico do homem pantaneiro, além de álcool e luva descartável para auxiliar com os padrões de higiene. Após a aula teórica, cada participante praticou o que aprendeu.

A proprietária do Barco Hotel e Pesca Flutuante Chalana Vitória Abençoada, Rubiane Pazeto, foi uma das participantes e declarou que o curso foi importante para o seu empreendimento. “Aprendi fazer de forma mais moderna e incrementada o que fazemos diariamente para os turistas. Aprendemos a teoria e colocamos a mão na massa”.

Patrícia Barros, vive da pesca e do turismo e explica como a participação na oficina trouxe uma oportunidade de melhora para seu negócio. “Para quem tem como fonte de renda a pesca e turismo, é uma ótima oportunidade para se aprimorar e atrair as pessoas que visitam nossa cidade. Sempre temos algo novo para aprender e colocar em prática, essa é uma oportunidade de crescimento profissional”, disse.

Mais informações sobre ações do Sebrae/MS estão disponíveis por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

 
  • Foto: Divulgação Sebrae/MS
Mamma dentro

Leia Também