CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de julho de 2024
Coxim
24ºC

Coxim MS

Em Coxim, serviço específico para usuários de álcool e drogas já atendeu 14 pessoas desde outubro de 2021

11 MAR 2022Por Redação/MS19h:15

O Serviço de atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco por violação de direitos associada ao consumo de álcool e outras drogas já atendeu 14 pessoas, de outubro de 2021 até hoje. 

Realizado e coordenado pelo Professor Mario Paiva,  desde 2002, inicialmente de forma voluntária e posteriormente como servidor público municipal, na atual gestão o serviço retornou em 4 de outubro de 2021. É um serviço específico para usuários de álcool e drogas, onde o uso se tornou incontrolável e em consonância com as famílias, buscando a sobriedade em todos os aspectos. 

Foram encaminhados para atendimento nesta gestão: 

- 11 adictos (pessoa cuja vida é controlada pelas drogas) a COTENEC – Comunidade Terapêutica Nova Esperança em Chapadão do Sul - MS; 
- 1 a Comunidade Terapêutica Nossa Senhora da Gloria Fazenda da Esperança em Rio Brilhante – MS; 
- 1 a Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Abadia (feminina) em Campo Grande – MS;
- 1 para a Comunidade Terapêutica Gileade em Chapadão do Sul – MS, totalizando 14 pessoas encaminhadas. 

Os adictos (pessoa cuja vida é controlada pelas drogas), a internação ocorre de forma voluntária, isto é, quando o mesmo reconhece sua necessidade e doravante precisa assinar vários documentos declarando que optou por essa forma de tratamento bem como as famílias. 

Na sequência, é dever que as famílias e adictos, busquem fortalecimento nas reuniões nos grupos de NA (Narcóticos Anônimos) – para adictos e pastoral da Sobriedade para as famílias, sendo que ambas acontecem na sala em anexo a Paróquia São Francisco, em dias alternados e na sede da SEMCAS as segundas-feiras das 15h às 160 h e esse labor procura atuar em rede (Psicóloga, Assistente Social, SU e Paróquia São Francisco).

Como cronograma mensal, o serviço procura na medida do possível, com a parceria da gestão municipal, levar as famílias dos acolhidos, todo 2º (segundo), domingo de cada mês a visita dos mesmos na comunidade terapêutica e é nesse encontro com as famílias que os mesmos encontram conforto, confiança e motivação para poder continuar com o tratamento. 

Vários adictos e adictas estão em processo de recuperação – ciente que a dependência química de álcool e drogas é catalogada pela Organização Mundial de Saúde como doença – CID10 – F19 Transtornos Mentais e Comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas. 

Nesse sentido os mesmos são convidados a participarem das reuniões dos grupos de autoajuda de Narcóticos Anônimos, sendo as mesmas todas as terças e sextas-feiras das 19h às 20h30, anexo a Paróquia São Francisco das Chagas.
 
Augusto Marques/AssCom PMC

M9

Leia Também