CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de julho de 2024
Coxim
24ºC

Coxim MS

Debaixo do Pé de Cedro, em Sessão Solene, Flávio Duarte concede Moção de Congratulação para Maria de Fátima Silva no Dia Internacional da Mulher 

10 MAR 2022Por Valdeir Simão/Diário X20h:42

Na noite de terça-feira, 8 de março, na Praça Zacarias Mourão, também conhecida como praça do Pé de Cedro, no centro de Coxim, a Câmara de Vereadores realizou a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, onde foram concedidas Moção de Congratulação como forma de homenagear e reconhecer o valor de mulheres dos vários segmentos e profissões. 

A sessão foi aberta pelo presidente William Meira que repassou a condução dos trabalhos às vereadoras Adriana Nabhan e Marly Nogueira. A mesa de autoridades foi composta pelos demais parlamentares do poder Legislativo coxinense e ainda, pelo prefeito Edilson Magro, vice-prefeito Flávio Dias e secretárias municipais Veronildes Batista (Gestão) e Andrea Weber (Assistência Social). 
  
O vice-presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Flávio Duarte (PP), concedeu a Moção de Congratulação para a senhora Maria de Fátima Silva - a Fatiminha Silva e justificou a sua indicação: "A senhora Maria de Fátima é um exemplo de mulher guerreira que não mede esforços para contribuir pelo bem comum, por isso, recebe essa merecida homenagem". 

Flávio Duarte, declarou: "Reafirmamos o compromisso do nosso mandato na Câmara de Coxim, com todos os coxinenses, e neste Dia Internacional da Mulher, ressaltamos a importância da mulher, e de forma especial à mulher do campo. Precisamos assegurar à mulher da área rural, para que ela possa ter dignidade em seu trabalho e acesso às garantias básicas. As mulheres rurais respondem por parte da produção agrícola e ao mesmo tempo, têm seus afazeres domésticos e muitas são chefes de família". 

"O papel da mulher na produção dos alimentos é de fundamental importância, elas trabalham com força e coragem,  principalmente em relação à agricultura familiar, mesmo não sendo, em sua maioria, proprietárias das terras onde se dedicam dia e noite. Muitas vezes, o trabalho da mulher é visto como ajuda, pela própria família, ao invés de reconhecê-las como trabalho de fato", explicou o parlamentar. 

"Precisamos oportunizar a todas as mulheres, uma vida sem violência, com acesso às políticas públicas que promovam igualdade, liberdade e autonomia sobre o seu corpo e sua vida. Que esse Dia Internacional da Mulher seja um momento de reflexão e de luta pela igualdade, entre homens e mulheres, bravas guerreiras, que na simplicidade de suas existências, geram vida", finalizou Flávio Duarte.  

Maria de Fátima Silva

Maria de Fátima Silva, filha de pequenos agricultores, desde criança aprendeu a trabalhar na roça em pequenas propriedades que seu pai arrendava. Casada com João Pinheiro da Silva, mãe de dois filhos, nasceu na região do Olho D’ Água, no Caité, município de Coxim. 

Aos 18 anos Maria de Fátima se casou e continuou na prática da agricultura familiar, plantando e cultivando pequenas lavouras para subsistência e para comercialização dos produtos.

Conheceu o movimento sindical através de seu pai que era participante ativo.

No movimento sindical sempre buscou participar e lutar por melhores condições para a classe trabalhadora, tanto que passou a integrar a diretoria da entidade e permanece até os dias atuais.

Além disso, junto à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coxim, ajudou a realizar diversas ações sociais para atender não só os trabalhadores rurais, mas quem necessitasse. Dentre as ações, se destacam o atendimento médico na prevenção do câncer de mama e próstata, cortes de cabelo, distribuição de alimentos e brinquedos.

 
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
M9

Leia Também