CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
21 de julho de 2024
Coxim
24ºC

Coxim MS

Coxim aumenta em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico

25 FEV 2022Por Redação/PL22h:15

O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico. Em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.

A expectativa é que neste ano o ano é de que o município arrecade cerca de um milhão de reais com o repasse de ICMS ecológico, um aumento de cerca de 4.500%. “É com alegria que vejo esses dados, sinal de que estamos trabalhando com responsabilidade, resultado do esforço da equipe, que vai se reverter em benefícios a nossa cidade”, disse o prefeito Edilson Magro.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Serginho Bombeiro, o novo índice adquirido é fruto de um árduo trabalho da gerência municipal de Meio Ambiente. Leonardo Balan, gerente de Meio Ambiente, por sua vez, atribui o bom resultado ao desempenho positivo de toda equipe da secretaria, e afirma que este foi apenas o primeiro passo de um projeto maior de desenvolvimento para o município dentro do conceito de sustentabilidade.

O ICMS Ecológico é um mecanismo de repartição de receitas tributárias pertencentes aos municípios, baseado em um conjunto de critérios ambientais, estabelecidos para determinar quanto cada município irá receber dos recursos financeiros arrecadados com o ICMS do Estado.


A Lei Complementar nº 57, de 4 de janeiro de 1991, estabelece 5% para rateio entre os municípios que tenham parte de seu território integrando terras indígenas homologadas, unidade de conservação da natureza devidamente inscrita no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) e, ainda, aos que possuam plano de gestão de resíduos sólidos, sistema de coleta seletiva e disposição final de resíduos sólidos.
 
Augusto Marques/AssCom e colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

Foto: Augusto Marques
M9

Leia Também