CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
17 de julho de 2024
Coxim
24ºC

Coxim MS

Corpo de Bombeiros Militar de Coxim maximiza o serviço de busca com cães

20 JAN 2017Por Bombeiros MS09h:36

O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente conta com um novo integrante em seu efetivo, trata-se de “Rescue”, um filhote de cão da Raça Rastreador Brasileiro (popularmente conhecido como “Americano”) que agora faz parte do canil da Unidade, juntamente com os Labradores “Pow” e “Cindy”, e em breve auxiliará na busca por pessoas desaparecidas na área urbana e rural.

Rescue foi adquirido através do Conselho Comunitário de Segurança de Coxim – CONSEG e será treinado para atuar na especialidade de rastreio que é a grande característica da raça. Nessa especialidade, através de qualquer amostra de cheiro (roupa, boné, cobertor, relógio, etc), o cão segue a trilha de odor deixada pela pessoa desaparecida refazendo todo seu caminho. Essa especialidade é usada quando se tem um ponto inicial, ou seja, quando sabemos exatamente o último local que a vítima esteve antes de desaparecer.

Quando isso não é possível, na situação onde não se tem a informação do último paradeiro da vítima, usam-se cães com a especialidade de Salvamento (Pow e Cindy) que através de uma rápida varredura em matas ou escombros buscam captar pela brisa e vento qualquer tipo de odor humano presente, levando a equipe de busca até a fonte exata do odor, ou seja, até a pessoa desaparecida. Se os cães nada captarem, descarta-se aquela área de busca, liberando a equipe para atuar em outras possíveis áreas.

Com a aquisição de Rescue, o Corpo de Bombeiros Militar de Coxim maximiza o Serviço de Busca com Cães. A modalidade de busca através do odor humano especifico é uma inovação que trará para a sociedade um rápido e eficaz atendimento em ocorrências envolvendo pessoas desaparecidas, contribuindo significativamente para que tão logo, vidas sejam resgatadas.

M9

Leia Também