CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Cidadão denuncia situação caótica do museu de Coxim e seu entorno

21 ABR 2020Por Redação18h:40

Cidadão coxinense que relata ter por hábito passar quase todos os dias pela frente do Museu Arqueológico e Histórico de Coxim, situado no centro do Município, enviou para a reportagem do Diário X, uma denúncia com várias fotos, relatando o péssimo estado de conservação e manutenção das instalações do prédio público e seu entorno, que pela horrível aparência externa, se apresenta como um local abandonado pelo descaso da gestão do prefeito Aluizio São José (PSB).

Segundo o cidadão, que pediu para não ter o nome divulgado, com medo de represálias, ele relata que por vários dias, tem verificado que uma lâmpada fica acesa dia e noite na frente do museu, o que despertou a curiosidade dele sobre o local. Em um desses dias, desceu do carro e foi até os fundos do prédio público, passando pela praça Pé de Cedro, em busca de alguma tecla na área do museu para desligar a lâmpada.

Não conseguindo localizar a tecla da lâmpada, que deve ficar somente dentro do museu, o denunciante encontrou uma situação ainda mais grave ao lado do museu, onde existem dois cômodos que estão podres, caindo aos pedaços, cheio de entulhos, no mesmo quintal do museu e bem próximo do pé de cedro e das placas e monumentos em homenagens a Zacarias Mourão, na praça que tem o nome da música do artista que tornou Coxim conhecido por todo o Brasil. 

Foto: Reprodução

"Tenho passado em frente ao museu e me chama a atenção o fato de que há vários dias a lâmpada que fica em frente o prédio está sempre acesa. A luz fica dia e noite consumindo energia e o pagamento dessa conta sai do bolso de todos nós coxinenses. Isso se a energia não aquecer muito a lâmpada e ainda provocar um incêndio, devido à precária situação que deve estar a fiação elétrica e o madeiramento antigo do prédio, que pela parte externa podemos imaginar como deve ser lá dentro, um perigo constante", relata o cidadão. 

"Estou enviando esse material para o Diário X esperando que seja publicado. Acompanho o site desde o seu início e vejo que vocês não tem rabo preso com ninguém, nem medo de nada e não estão preocupados com os políticos. Já enviei outras denúncias e reclamações de algumas situações de Coxim para outros sites e além de não publicarem, nem me deram atenção, e isso é muito ruim, porque ficamos sem o apoio da imprensa para mostrar o que vem acontecendo de verdade com o nosso Coxim", declara. 

"Com a situação da dengue, que também está matando muita gente, como pode o prefeito querer que a gente limpa a nossa casa se o próprio prefeito não dá o exemplo com as coisas públicas. Quando eu podia receber visita de parentes e amigos em casa, eu nunca levei eles pra visitar esse museu, eu penso e tenho a impressão que ele vai cair a qualquer hora na cabeça de alguém", explica.

Foto: Reprodução

"Levava eles nos riozinhos de Coxim e no museu do Zé Português, que não é da prefeitura e são bem cuidados. Agora que desci para fotografar a lâmpada acesa da frente do museu, tive a curiosidade de dar a volta pela praça Pé de Cedro e fui ver os fundos do local. Fiquei assustado com o descaso e abandono que está aquilo ali, com folhas e galhos prá todo lado",  enfatiza o cidadão.

"Nossa, fiquei apavorado de ver tanta sujeira no quintal que fica nos fundos da praça e do museu. Tem um amontoado de coisas velhas, tranqueiras de todo tipo e moscas varejeiras voando por cima, como se parecendo ter um bicho morto por baixo. É um absurdo e se vocês não acreditarem vendo as fotos, vão lá e vejam com os próprios olhos", ratifica.

"Não é porque é museu que deve ficar daquele jeito. É coisa feia, bem no centro da cidade, ao lado do lugar onde era o Fórum antigamente, que também está abandonado tem muito tempo, só servindo para acumular sujeira e esconderijo de pessoas que não tem onde ficar e sem o que fazer", finaliza o cidadão, que nas palavras de encerramento, apela mais uma vez, reforçando a necessidade da publicação de sua denúncia no site Diário X.

 
  • Fotos: Reprodução
square banner

Leia Também