CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Caminhão da coleta de lixo em Coxim deixa rastros de problemas por onde passa

14 JAN 2019Por Valdeir Simão16h:32

O serviço da coleta de lixo em Coxim tem sido ineficiente e apresentado problemas dos mais variados tipos, fazendo com que moradores, comerciantes e transeuntes fiquem indignados e revoltados com essa caótica gestão do prefeito Aluizio São José (PSB). 

Não se trata de situações que envolvem os garis, que são verdadeiros heróis pelo trabalho que executam, nas condições que lhes são impostas, mas questões que envolvem a péssima administração do atual prefeito, que ao completar 6 anos de mandato, não conseguiu nem mesmo amenizar os problemas da coleta de lixo e resíduos sólidos. 

Na manhã de sábado (12), a reportagem do Diário X acompanhou a coleta do lixo na Feira do Produtor e constatou que o containner (recipiente) onde o lixo é compactado (batido) para ser direcionado para dentro do compartimento maior do caminhão, ESTÁ FURADO.  

Ao prensar o lixo, derrama uma grande quantidade de chorume (caldo), que é fedorento,  exalando um mau cheiro insuportável, que invade as ruas, comércios, casas e veículos.

Além disso, pelo buraco, sempre cai uma boa quantidade de lixo, que fica embaixo do caminhão e impossibilita a retirada pelos garis. Quando recolhem o lixo caído no chão trabalham em duplicidade, o que leva tempo, aumentando ainda mais o cansaço e a fadiga.

Essa situação ocasiona riscos para os servidores e também aos pedestres, ciclistas e motoristas. O caldo que fica no chão é escorregadio e o lixo que fica na rua, atrapalha a circulação e pode provocar acidentes, até mesmo com os cachorros e gatos que são atraídos pelos alimentos e ficam mexendo e comendo o lixo do meio das vias públicas. 

O cidadão coxinense que paga a taxa de contribuição dos serviços de lixo, entre outros impostos, deve começar a se perguntar: Onde é que estão investindo os valores que são arrecadados junto com a conta de água, que deveria ser direcionado para a manutenção e melhoria nos serviços da coleta de lixo?

A caótica situação da coleta de lixo em Coxim

Coxim tem sido vítima de uma administração incompetente, onde não tem um só setor que se possa dizer que é executado, pelo menos, com regularidade. É de ruim a péssimo.

A coleta de lixo, então, é um problema após o outro. O serviço executado pelo município tem sido prestado exatamente como toda a gestão do prefeito Aluízio São José (PSB): "Um passo prá frente e dois para trás".

Coxim tem três rotas de coleta do lixo, sendo que um caminhão está estragado e encostado há muito tempo, ficando apenas dois para atender todo o município, onde geralmente acontece as seguintes situações:

- Quando os dois caminhões estão com as mínimas condições de executar o serviço de coleta, aí não tem combustível por falta de pagamento ao fornecedor;

- Quando os dois caminhões estão abastecidos, quase sempre, apenas um fica trabalhando, pois devido ao longo horário em funcionamento e sem as devidas manutenções dos caminhões, acabam estragando;

- Quando está tudo certo com os caminhões, os garis, em pleno direito, param de trabalhar por falta de pagamento, ficando há meses sem receber, onde passam por necessidades básicas, com o corte da água e luz, até mesmo sem alimentação;

- Quando tudo parece solucionado, os garis ficam sem os equipamentos de proteção individual (EPI), sem as mínimas condições de trabalho, em situação desumana, expostos aos perigos do trabalho, como as bactérias, micoses, cortes nas mãos, pés e outras partes do corpo.

O aumento da taxa de lixo

Como se não bastassem os inúmeros problemas e a deficiência na prestação dos serviços públicos municipais, o coxinense está recebendo um aumento da taxa de coleta de lixo, denominada pela atual gestão de REFORMULAÇÃO.

Um comunicado está sendo enviado aos sofridos e escaldados contribuintes, que não suportam mais tantos impostos, taxas e contribuições. 

Por: Valdeir Simão

Caminhão da coleta de lixo em Coxim. (Foto: Valdeir Simão - Diário X)
Caminhão da coleta de lixo em Coxim. (Foto: Valdeir Simão - Diário X)
Mamma dentro

Leia Também