CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Caçambas de lixo deixam de ser recolhidas e trocadas em Coxim

13 JAN 2019Por Valdeir Simão13h:00

As caçambas colocadas em vários bairros de Coxim, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Coxim, não estão sendo recolhidas e substituídas, ficando totalmente lotadas e cercadas de lixo e entulhos, em todos os lados, transformando-se em uma questão de saúde pública.

Com as caçambas cheias, a situação fica mais complicada ainda, pois as pessoas começam a jogar lixo ao redor dos recipientes. Com a grande quantidade de lixo e entulhos existente atualmente em alguns locais, sinalizam que as mesmas já estão há muitas semanas sem a devida substituição. 

Com o acúmulo do lixo em locais totalmente abertos, conforme demonstrado pelas fotos na matéria, essa situação se torna um grave problema de saúde pública, transformando-se em verdadeiros lixões a céu aberto.

A demora na substituição da caçamba faz com que os alimentos e até mesmo animais mortos que ali são despejados, iniciam o processo de apodrecimento e decomposição, exalando um fedor (mau cheiro) insuportável.

Além disso, a caçamba lotada e o lixo espalhado pelo chão, cachorros e gatos rasgam as embalagens, tornando-se ainda situações favoráveis para acidentes, principalmente com as crianças, que por curiosidades e em busca de brinquedos podem se ferir com materiais perfurantes, contundentes ou cortantes.

Animal puxando a carroça com lixo  no bairro Vale do Taquari. Foto: Reprodução WhatsApp

Bairro Vale do Taquari

No bairro Vale do Taquari, a caçamba está colocada na Rua Três, esquina com a Rua Projetada, em um grande espaço, com muitas casas em volta do local, que devido à lotação do recipiente, se transformou em um grande lixão, a céu aberto.

Outra questão que precisa ser avaliada pelo poder Executivo, com a tomada de providências imediatas, é o recolhimento do lixo no bairro Vale do Taquari, que é retirado de frente das casas por um senhor, que utiliza uma carroça conduzida por um animal, que segundo informações dos moradores, encontra-se debilitado, sem condições físicas de executar o serviço. 

Essa questão já foi publicada anteriormente pelo site Diário X, sem que até o momento alguma medida tenha sido tomada. 

Feira do produtor

Na feira do produtor, a caçamba também já não está mais disponível, onde o lixo e entulhos estão sendo jogados no local onde ficava anteriormente. 

Alguns feirantes estão embalando o lixo e colocando na calçada para ser recolhido pelo caminhão, que devido a muitos problemas com a prestação do serviço pela prefeitura de Coxim, acabam por ficarem amontoados por muito tempo, ocasionando uma série de problemas e indignação dos feirantes e das pessoas que passam pelo local.

Considerações da prefeitura municipal de Coxim

O site Diário X, na tarde de sexta-feira (11), entrou em contato com o chefe de gabinete da prefeitura de Coxim, Thiago Evaristo de Paula Pinto.

Thiago informou não ter conhecimento das questões relacionadas às caçambas e que iria buscar as informações necessárias e repassar para a reportagem. 

No entanto, até o fechamento da matéria na manhã de hoje (13), não foi feito nenhum contato pelo poder público municipal de Coxim sobre a situação.

A equipe de reportagem vai registrar os demais locais onde tinha uma caçamba para depósito de lixo, como o Cristo Redentor do Pantanal, Córrego Fortaleza e cemitério público central.

Segundo informações obtidas pelo site Diário X, o contrato com a empresa prestadora de serviço das caçambas encerrou em dezembro de 2018. Se houvesse interesse da atual administração o contrato poderia ter sido aditivado.

Entretanto, para aditivar o contrato de prestação dos serviço de locação das caçambas, o proprietário tem que aceitar todas as situações, inclusive a de ficar sem receber há vários meses, como tem ocorrido com muitos fornecedores, contratados e prestadores de serviços da prefeitura municipal de Coxim.

Bairro Vale do Taquari e  Feira do Produtor. (Foto: Valdeir Simão - Diário X)
Mamma dentro

Leia Também