Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Cidades

Como passageiro pousou avião após piloto desmaiar

Em gravações de bordo, o passageiro diz que "não tinha ideia de como parar o avião".

12 MAI 2022Por Redação/PL19h:00

Um passageiro nos Estados Unidos conseguiu pousar um avião monomotor com ajuda de instruções passadas por rádio por um controlador de voo depois que o piloto da aeronave desmaiou durante a viagem. O incidente aconteceu na tarde de terça-feira (10/5) em Palm Beach, na Flórida (EUA). 

Em gravações feitas na cabine, é possível ouvir a voz do homem dizendo à torre do aeroporto que ele "não tinha ideia de como parar o avião".

Questionado sobre sua posição, ele respondeu: "Não faço ideia". Ele disse que conseguia ver o litoral da Flórida à sua frente.

"Não consigo nem ligar minha tela de navegação", disse o homem. "Tem todas as informações ali. Vocês têm alguma ideia sobre isso? Eu não tenho ideia de como parar o avião. Eu não sei fazer nada." 

Robert Morgan, um controlador de tráfego aéreo que trabalha como professor de aviação, ajudou o homem a pousar no Aeroporto Internacional de Palm Beach. 

Mesmo experiente, Morgan nunca havia pilotado aquele modelo — um monomotor Cessna 208 —, mas conseguiu usar um mapa da cabine da aeronave para dar instruções ao piloto.

Na gravação de áudio, Morgan ensina o homem a "mexer nos controles e descer a uma velocidade bem lenta" enquanto se aproxima para o pouso.

O passageiro e Morgan se encontraram na pista, onde se abraçaram e tiraram uma foto. Mas em meio à euforia, Morgan não ouviu o nome do homem, disse um repórter da WPBF à BBC News.

O nome também não foi registrado no áudio do rádio.

"Para mim, ele foi o herói", continuou. "Eu estava apenas fazendo o meu trabalho." 

Depois que o avião pousou, Morgan elogiou o passageiro, falando a outros pilotos na pista.

A Administração Federal de Aviação disse que o avião está registrado em um endereço privado no Estado de Connecticut. 

Ele havia decolado cerca de uma hora antes de Marsh Harbour, nas Bahamas, de acordo com o rastreador de voo FlightAware. 

O piloto foi levado ao hospital. O nome e o estado do piloto não foram divulgados. 

g1

Mamma dentro

Leia Também