Assembleia
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
11 de maio de 2025
Coxim
24ºC

Campo Grande MS

Escorpiões atacam três pessoas por dia em Campo Grande; Centro de Controle de Zoonozes alerta sobre cuidados com bebês 

Média é de 3,6 acidentes, somente em janeiro e fevereiro deste ano

2 ABR 2023Por Redação/EC15h:03

Campo Grande registrou média de 3,6 ataques de escorpiões por dia, somente em janeiro e fevereiro de 2023, segundo o Centro de Controle de Zoonozes. O órgão alerta para cuidados com bebês e camas de crianças. 

Conforme o CCZ, foram 217 acidentes, nos primeiros 59 dias do ano. Os dados do mês de março ainda estão em apuração. 

Mais números

Em 2022, foram 1.183 acidentes com os aracnídeos, deixando média de 3,2 ataques por dia. 

De onde vem?
 
Ainda segundo a Coordenadoria do CCZ, nas residências, a prevalência dos aracnídeos é maior perto das saídas de esgoto, como ralos externos, internos e pias.

"O animal pode se alojar em restos de construção, poda de árvores e entulhos em geral, onde o ambiente é úmido e sombreado'', detalha o centro municipal. 

Infestação
 
O Centro de Controle de Zoonozes observa que os escorpiões atacam em todas as regiões, não havendo área específica de infestação. A atuação dos técnicos é feita conforme chamado no órgão ou notificação de acidente por uma unidade de saúde. 

Como evitar
 
Medidas simples, detalhou o CCZ, podem contribuir para evitar o aparecimento destes animais em casa. 

A orientação é vedar pias e ralos, caixa de gordura, saída de esgoto, caixa de passagem de água pluvial, rachaduras e buracos onde o animal possa se alojar. 

''A instalação de barreiras físicas, como telas e tampas é fundamental e o morador deve evitar acúmulo de materiais inservíveis nos quintais, que podem servir de abrigo'', descreveu a Coordenadoria. 

Berços

Outra orientação do órgão é sempre deixar berços, camas e sofás afastados das paredes. Conferir o interior de calçados antes de botá-los e sacudir roupas também reduzem riscos.    

O que fazer

Ao encontrar um animal em casa, o morador deve acionar o CCZ por meio dos telefones (67) 3313-5000 ou 3313-5001, onde receberá orientação.

O órgão também poderá agendar uma vistoria e a realização de desinsetização no imóvel. Esse trabalho é feito de maneira programada. Em caso de acidente com o escorpião, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima.

Thiago de Souza/topmidianews

M9

Leia Também