CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

Itajaí alugou contêiner frigorífico para mortos com coronavírus

11 JUL 2020Por Redação19h:32

A prefeitura de Itajaí/SC instalou um contêiner frigorificado junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), onde está montada a estrutura de atendimento para pessoas com coronavírus.

No Portal da Transparência, consta que o contêiner foi alugado para que sirva como necrotério durante a pandemia. Itajaí está entre as cidades que registram mais óbitos por Covid-19 em SC.

A prefeitura informou, por meio de nota, que o necrotério da unidade de saúde tem espaço para apenas um corpo

"É uma medida de segurança e prevenção, pois o atual necrotério tem espaço limitado para um corpo. A situação já vinha sendo discutida pela equipe técnica como solução para ampliação do local. O contêiner possibilitará o armazenamento adequado de um ou mais corpos até a chegada da funerária, mantendo a refrigeração, prevenindo contaminações e facilitando o manejo", informa o comunicado.

Equipamento repercutiu na sexta-feira (10), quando Itajaí chegou a 50 óbitos por Covid-19

O número dobrou em 21 dias - em 20 de junho, eram 26 mortes. A decisão do município de instalar o contêiner para dar suporte aos serviços funerários aponta que já se previa um aumento expressivo na quantidade de mortes.

Risco gravíssimo

Há três semanas, a região de Itajaí foi classificada em nível gravíssimo de risco pelo Governo do Estado, que recomendou medidas como a instalação de barreiras sanitárias e a suspensão de atividades consideradas de risco por 14 dias. O documento não especifica quais são essas atividades.

A prefeitura de Itajaí fechou praias e manteve a suspensão do transporte coletivo. Mas não houve decreto de fechamento do comércio, por exemplo.

Uma quarentena de duas semanas foi apontada pela Comissão Interregional para controlar o avanço da pandemia. Há pressão sobre o sistema de saúde público e privado, que já registrou 100% de lotação das UTIs esta semana.

Na sexta-feira (10), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu aos municípios da região que justifiquem por que não adotaram as medidas recomendadas. As prefeituras têm dois dias para responder.

O procurador geral de Justiça, Fernando Comin, também recomendou ao Governo do Estado que atue quando for verificada inércia das prefeituras

O contrato de aluguel do conteiner de Itajaí é de R$ 10,8 mil, válido por seis meses

Fonte: NSC Total - Dagmara Spautz

Mamma dentro

Leia Também