Brasil
Aprovados no Prouni correm o risco de perder vaga por erro em site de faculdade
Prazo estipulado pelo MEC para comprovação de informações dos alunos venceu na segunda (14)
Grupo de estudantes aprovados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos), na faculdade Uniderp, em Campo Grande, correm o risco de perder suas bolsas por conta de um erro sistêmico da instituição, aponta o grupo.
Segundo o calendário do MEC (Ministério da Educação), o prazo para o envio de documentos comprobatórios sobre os candidatos venceu na segunda (14). Sem a aprovação desses documentos não é possível fazer a matrícula na faculdade. O problema é que o site fornecido pela universidade para que os estudantes façam esse envio está apresentando falhas.
“Estou desde o dia cinco tentando enviar minha documentação e o sistema não aceita, cai toda hora. Minha irmã que também foi aprovada no Prouni em outra instituição já está estudando, estou com medo de perder minha vaga”, relatou a estudante Camila Eduarda Gomes, de 20 anos.
Camila foi aprovada no curso de odontologia e diz que o processo de ocupar a vaga tem sido difícil e estressante. “Eu sinto como se minha dedicação não valesse nada, estou vendo algo que eu conquistei sendo perdido pela desorganização do sistema deles”, finalizou.
Aprovada no curso de psicologia com 100% de bolsa, Isabelly Christine Marques, 18 anos, já foi três vezes pessoalmente até a Unidade Ceará, mas não obteve respostas sobre o problema. “Ontem eu fiquei das 8h às 20h lá dentro esperando, e eles só ficam falando que não podem atender a gente e que não é possível receber nossa documentação de outro jeito”, lamentou.
Outro problema apontado pelo grupo, que já soma 20 alunos, são os dias de aula perdidos, já que o semestre se iniciou há três semanas. E sem matrícula, eles são impossibilitados de acompanhar.
Moradora de Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, a estudante Juliana de Souza Batista, de 31 anos, aprovada no curso de Direito, disse que viria para para Capital pela quarta vez para tentar concluir o envio dos documentos. “Eu consegui anexar os documentos no site, mas depois de quatro dias o sistema me pediu para enviar os documentos novamente e eu não consigo acessar”, relatou.
Segundo o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, os alunos que se sentirem lesados pela instabilidade do site da instituição, podem procurar o Procon para denunciar a situação. “Nesses casos nós podemos interferir para ajudar o consumidor a entrar em um acordo com a instituição de ensino”, explicou.
O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Uniderp, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Mariely Barros - Campo Grande News