CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

Alunos criam projeto de lei para conscientizar sobre exploração sexual infantil

12 DEZ 2018Por Redação/TR19h:20

Alunos da Escola Estadual Mário Casassanta, de Piranguçu (MG), defenderam na terça-feira (11), um projeto de lei que prevê a criação de uma Semana de Conscientização de Exploração Sexual Infantil e Combate aos Crimes de Internet. O documento será votado em sessão da Câmara Municipal.

Ao todo, são 60 estudantes com idades entre 16 e 18 anos envolvidos no projeto. Dentro da escola, foram feitas oito reuniões para elaborar o documento final, que levou cerca de três meses para ficar pronto e ser encaminhado à Câmara.

Segundo o professor de sociologia Marcel Eric Silva Vitalino, responsável por orientar os alunos, a ideia surgiu durante uma atividade que costuma desenvolver nos últimos bimestres do ano.

"Passei algumas propostas e eles gostaram dessa criação de um projeto de lei, que era entender como ele é feito, quais os trâmites do processo, as assinaturas necessárias etc. A partir daí, formulamos os artigos e fomos em busca da Câmara", explica.

Depois de pronto, o projeto foi apresentado à direção da escola, que procurou a Câmara Municipal para que ele fosse levado à votação pelos parlamentares. Para Marcel, a oportunidade é importante para todos.

"A população hoje acaba endeusando a criação de um projeto de lei, como se fosse algo tão distante de nós. A intenção é conscientizar o cidadão de que ele tem a ferramenta necessária, que ele pode ir para o poder legislativo e postular algo em favor da sociedade", afirma.

Alunos na tribuna

Durante a votação do projeto pelos vereadores, dois dos alunos que participaram da elaboração terão oportunidade de discursar. Um deles é Luís Gustavo Sampaio Bueno, de 17 anos. O adolescente está animado para a ocasião.

"Minhas expectativas são as melhores possíveis e espero que possa representar bem meus colegas e todos os cidadãos de Piranguçu ao discursar para nossos representantes", diz.

Ele ainda conta que tem estudado muito desde o convite do professor para se preparar e fazer tudo certo na hora em que for chamado pelos vereadores.

"Analisei o texto do projeto, fiz pesquisas em sites oficiais do governo, que continham legislações sobre a temática a ser desenvolvida. Também assisti alguns vídeos para me orientar de como falar aos vereadores. Pesquisei bastante", explica.

Por Gabriela Bandeira — Piranguçu, MG

 

 

Mamma dentro

Leia Também