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SUS: QUEM É PRIORIDADE NO ATENDIMENTO?

28 ABR 2018Por Valdeir Simão08h:04

Nos últimos dias, através das redes sociais, muitas pessoas tem participado de uma ampla discussão sobre a classificação de risco nos hospitais de atendimento do SUS - Sistema Único de Saúde.

Conforme a gravidade da ocorrência e não mais pela ordem de chegada, os pacientes são classificados e indicados por uma das cores.

Em um hospital da região Norte, cansados de esperar pelo atendimento, por horas e horas, de angustia e sofrimento, algumas pessoas, com ironia e até zombando da situação, tem sugerido que se criem mais três classificações e respectivas cores, para que sejam legalmente oficializados, três grupos de pessoas privilegiadas, que ao chegarem no hospital, têm conseguido o atendimento imediato, com absoluta prioridade:

- As pessoas que tem parentes no hospital;

- Os apadrinhados e parentes de políticos;

- Quem tem indicação ou parentesco com autoridades.

Cidadão: Caso tenha conhecimento de algum privilégio no atendimento do SUS, ou essa situação aconteça com você ou com alguém de sua família, faça a denúncia nos órgãos municipais, estaduais ou federais competentes.

Um dos canais para o cidadão entrar em contato com a Ouvidoria do SUS é o Disque Saúde 136 ou 0800 611 997.

A Ouvidoria é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados por determinado órgão.

O Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS recebe as manifestações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de vários canais como: carta, internet, telefone e atendimento presencial.

Por: Valdeir Simão

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