Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC

Boca pequena

FAMÍLIAS E PODER

20 JUL 2021Por Redação/EC06h:24

No Mato Grosso do Sul, só a ‘Família Trad’ cresceu. Nelson Trad foi vereador 4 vezes e vice-prefeito da capital; deputado estadual, secretário de Justiça e deputado federal. O irmão Ricardo Trad - secretário da Indústria e Comércio.  Os filhos: Nelsinho Trad, vereador, deputado estadual, prefeito da capital duas vezes, e agora senador. Marquinhos Trad, vereador, deputado estadual e atual prefeito reeleito da capital. Fabio Trad está no 2º mandato na Câmara Federal. O neto OtávioTrad cumpre o 3º mandato na Câmara de Campo Grande. Antonieta Trad (ex-nora) foi deputada estadual.

Resistem no Mato Grosso, a exemplo da ‘Família Campos’. Julio Domingos de Campos – ‘senhor Fiote’, foi vereador e prefeito duas vezes de Várzea Grande. Os filhos Júlio e Jaime idem. Júlio: deputado federal 3 vezes, governador, senador e conselheiro do Tribunal de Contas. Jaime: prefeito por 3 mandatos, governador e está no 2º mandato no Senado. O outro filho do ‘seo Fiote’, Benedito Paulo, foi Secretário de Estado e prefeito de Jangada, próximo a Várzea Grande. Marcia Campos, filha do patriarca Campos foi vereadora em Cuiabá. 

Lá atrás era comum famílias liderando o poder político.  Mas com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, definharam por falta de sucessores e pelas transformações sociais ocorridas naturalmente.  Casos das famílias Coelho e Barbosa Martins que perderam o espaço e a representação. Também no interior os clãs políticos sucumbiram aos ventos da renovação inevitável.

Fonte: Colunista Manoel Afonso

Mamma dentro