CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Figueirão segue como exemplo na região Norte na execução do seu orçamento financeiro com eficiência

18 OUT 2018Por Redação/TR19h:21

Em um momento em que a maioria das prefeituras do estado passam por grandes dificuldades financeiras, algumas inclusive não conseguindo nem pagar seus funcionários, a gestão implantada pelo prefeito Rogério Rosalin juntamente com seu vice Fernando Barbosa e a Secretária de Gestão Karina Santos, de Figueirão, ganha notoriedade pela firmeza com que conduz as verbas públicas e consegue manter o pagamento de funcionários e de fornecedores absolutamente em dia.

Enquanto isso, municípios na região Norte, com arrecadação muito mais forte, estão sofrendo por falta de verbas, como é o que se vê na mídia sobre os municípios de Camapuã e Coxim, sendo que Coxim, os seus servidores estão em greve por falta de pagamento, e os fornecedores ameaçam processar o município.

Figueirão, que tem uma das menores arrecadações do estado em torno de R$ 1.500.000,00 mensal, tem conseguido se manter dentro do patamar de excelência em relação a atividades financeiras, e vem executando várias ações com recursos próprios, graças à seriedade e firmeza com que é tratada a gestão financeira do município.

O prefeito Rogério implantou um sistema de organização, que antes de qualquer ação, realiza um criterioso planejamento de toda e qualquer atividade que demande custo para a prefeitura, de forma a sempre poder saldar seus compromissos com o dinheiro reservado em caixa.

Sempre compromissado com a coisa pública, o prefeito Rogério procura “fazer mais com menos”, como recentemente com a festa de aniversário de 15 anos da cidade, em que a prefeitura gastou apenas 30 mil reais com o Rodeio, tendo realizado uma programação de 4 noites, com rodeio, baile carapé, bailes noturnos, shows, missa campal e almoço a vontade no ultimo dia de festa para toda a população e entre outras atividades esportivas que foram realizadas durante a programação das festividades dos 15 anos.

Na contramão da crise que envolve a grande maioria dos municípios brasileiros, mesmo com a menor arrecadação do Estado, o município de Figueirão honra todos os seus compromissos financeiros, pagando seus fornecedores e funcionários em dia e todas as obras que estavam emperradas ou paradas ele conseguiu destravar e muitas já foram concluídas ou estão em execução, com a contrapartida dos recursos próprios garantido.

No caso do 13º salário, em Figueirão esse pagamento é escalonado de acordo com a data de aniversário de cada funcionário, justamente para desafogar a folha de dezembro, sendo Figueirão o único município que tem essa forma de pagamento desse abono, chegando agora no final do ano com mais de 50% do 13º já executado.

Com administração moderna, transparente e inovadora, Figueirão vem se destacando por sua gestão a nível regional e nacional, tendo obtido ótimos índices de aproveitamento nas recentes pesquisas realizadas no município, exemplo é um Portal de Transparência inovador e de fácil leitura a qualquer cidadão do município aonde é especificado detalhadamente as receitas e despesas mensalmente sem deixar dúvidas aos atos praticados por essa gestão.

Em Figueirão, o prefeito e vice-prefeito já fazem reunião com secretários solicitando planejamento orçamentário para encerramento do ano no exercício de 2018, quando são feitas todas as recomendações e o planejamento que será seguido para que a prefeitura feche o orçamento de todas as secretarias.

A ideia é que se consiga ter um fechamento organizado e principalmente com as contas com saldo positivo, que é uma das recomendações de grande preocupação do prefeito e do vice-prefeito, juntamente com o planejamento, que é sempre muito cobrado pela atual gestão.

“A receita para o sucesso é uma equipe muito bem sincronizada e motivada, com os objetivos muito bem claros, a saúde financeira da instituição prefeitura é vital para qualquer ação da mesma junto à população, partindo desse principio conseguimos alcançar todos os objetivos por nos planejados”, fala o prefeito Rogério.

Fonte: Prefeitura Municipal de Figueirão

Mamma dentro

Leia Também