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Economia

Natura melhora margem de lucro para consultoras que venderem mais

Empresa anunciou mudanças no modelo de venda direta, que passa a ser chamar 'venda por relações'.

1 NOV 2017Por Youssef Nimer12h:54

As consultoras da Natura passarão a ser divididas em “estágios” de acordo com o desempenho de vendas, com mudanças nos benefícios e remuneração. A mudança foi anunciada pela marca na terça-feira (31). Na prática, as que conseguirem resultados melhores terão vantagens como margem de lucro mais elevado e acesso a consultoria e cursos de capacitação.

Segundo Daniel Silveira, diretor de vendas no Brasil da Natura, os ganhos de uma consultora podem aumentar em 50% na comparação com o rendimento inicial. A novidade faz parte de uma reestruturação do modelo de venda direta empresa, que rebatizou a modalidade para “venda por relações”.

“No modelo antigo, todas as consultoras tinham mais ou menos as mesmas condições. Agora, temos os cinco estágios”, explica Silveira. Eles serão semente, bronze, prata, ouro e diamante.

Além de precisar atingir um volume mínimo de vendas para passar a um estágio mais elevado, a consultora precisa fazer treinamentos online. As que eventualmente registrarem queda nas vendas podem voltar a estágios anteriores.

A Natura tem cerca de 1,3 milhões de consultoras, que serão categorizadas nos estágios de acordo com seu volume de vendas. Segundo a empresa, cada uma pode chegar a ganhar até R$ 5 mil mensais com a venda dos produtos da marca.

“O ponto importante é notar que a nova venda por relações tem como intuito cada vez mais transformar essa atividade numa profissão, para que as pessoas consigam se desenvolver”, defende Silveira.

Outra estratégia da empresa para marcar a priorização das vendas diretas é a criação do papel de “líder de negócios” para as consultoras que se destacarem e participarem da capacitação para a função. O trabalho consiste em auxiliar outras consultoras da mesma região. Para elas, segundo a Natura, os rendimentos mensais podem chegar a R$ 15 mil.

Lojas físicas e outros canais

A mudança acontece em meio a um movimento recente da Natura de abrir lojas físicas. A primeira foi inaugurada em 2016. Além dessa, há mais 17 unidades, que ficam nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo uma nos Estados Unidos.

Silveira afirma, no entanto, que a venda pelas consultoras segue sendo o “eixo central” da marca. O objetivo das lojas físicas, segundo o diretor, é posicionar a empresa em locais onde ela tem “mais desafios para chegar com a consultora, em um primeiro momento”.

Além das vendas feitas pessoalmente pelas consultoras e das lojas físicas, a Natura vem investindo no comércio por aplicativo de celular. Os pedidos são feitos através dele para uma consultora, que conclui a venda pela internet. Há ainda as vendas pelo site.

“Tem avançado muito rápido. Para nossas consultoras, tem um robô com inteligência artificial que endente o histórico de compras para ajudar a oferecer promoções ou vantagens”, diz Silveira.

Fonte: G1

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