CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

'Meus poemas são uma forma de gritar o que sinto', diz jovem poeta feminista que lança livro no Flipoços

Giulia Ramos, de 17 anos, apresenta seu segundo livro de poesias no festival literário em Poços de Caldas, MG.

20 ABR 2018Por Redação/TR05h:48

Poeta, feminista, adolescente. Aos 17 anos, a carioca Giulia Ramos tem um livro publicado, uma coluna em uma revista e lança seu segundo livro de poesias no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços). Com a obra “Miolo”, Giulia coloca no papel seus sentimentos e dá voz à sua luta. “Os meus poemas são uma forma de gritar o que eu sinto”.

A pouca idade contrasta com o tamanho da bagagem literária de Giulia. Seu primeiro poema, “Sarcasmo”, foi publicado no livro Poetguese quando ela tinha apenas 14 anos. Em pouco tempo, ela se tornou a primeira colunista adolescente da revista Philos, publicou uma obra autoral de nome 2302, participou de feiras literárias e chega a Poços de Caldas no dia 4 de maio com a segunda obra de sua autoria, que reúne versos bilíngues, em Português e Espanhol.

“Para os mais jovens quero mostrar que poesia não é só Carlos Drummond Andrade, algo tão distante assim da juventude. E para os adultos, eu acho que ajuda a entender como funciona a cabeça do jovem”.

Para a autora, o novo livro é uma reunião pessoal de vários ciclos de sua vida. Em “Miolo”, ela convida o público a ir a fundo na obra e descobrir, sem filtros, as miudezas de uma escrita sobre amores, erros, decepções e a vivência da luta feminista.

A luta e a arte

As temáticas feministas são recorrentes na obra de Giulia. Ela conta que a arte e a militância têm relação muito próxima.“Eu comecei a escrever quando comecei a saber o que era feminismo. Foi tudo muito ao mesmo tempo, dois meses de diferença no máximo entre um e outro. A luta feminista me move, assim como a minha arte me move”.

“Com 13 anos, me falaram que mocinha tinha que andar de bolsa. Eu achava um absurdo, só porque eu era garota eu teria que andar de bolsa? Não fazia sentido pra mim. Aí eu fui conhecendo a luta e conforme eu fui ficando mais velha, fui percebendo qual o efeito que ser mulher tem na minha vida. Eu era muito fechada, uma criança muito tímida. Só que, por estar dentro do movimento feminista, eu acabei me tornando uma pessoa que não consegue ficar quieta, e aí entra a parte literária: os meus poemas também são uma forma de gritar isso tudo que eu sinto"

A jovem poeta percebe que a luta feminista tem recebido mais adeptas nos meios em que ela convive e desempenhado um papel de apoio à sua jornada literária. Giulia cursa o último ano do ensino médio e conta que a notícia do lançamento do segundo livro foi subestimada por um dos colegas. Para ela, o apoio de outras meninas foi de encher os olhos.

“A primeira coisa que eu ouvi foi de um rapaz lá da sala falando como se eu, menina de 17 anos, não pudesse estar lançando o meu segundo livro. E eu vi a reação mais bonita. Todas as meninas da minha sala se viraram para ele e disseram para ele calar a boca, porque ele não podia falar nada de mim, que não tinha o menor direito. Foi muito bonito. Eu acho que elas estão começando a se interessar, e eu vejo um incentivo a mais mulheres para entrarem nisso”.

O lançamento

O incentivo para seguir pelas trilhas da escrita veio também da mãe de Giulia, que é jornalista, e pelo avô, que era professor de Português. A carioca visita festivais literários desde pequena e pontua que se sente honrada por lançar uma de suas obras no Flipoços.

“Espero que o meu objetivo seja alcançado e o público consiga se identificar com os meus feitos, com os meus versos, que seja algo que todo mundo possa apreciar. É bom também para mostrar para as pessoas como é que uma poeta carioca de 17 anos vai tocando a vida literária”.

O encontro de Giulia Ramos com o público acontece às 14h do dia 4 de maio e tem da Paula Pettra e a curadoria da casa é feita pelo editor da Revista Philos, Jorge Pereira.

Flipoços

Em sua 13ª edição, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, Flipoços, deve receber 60 mil visitantes em 2018. Com o tema “A Literatura e Outros Saberes”, o festival recebe mais de 80 atividades entre 28 de abril e 6 de maio. Entre as atrações estão lançamentos de livros, palestras e oficinas no Espaço Cultural da Urca.

O patrono desta edição é Davi Arrigucci, escritor e crítico literário. Além dele, convidados como Luis Nassif, Walcyr Carrasco e João Cândido Portinari vão levar ao público palestras sobre a literatura, dramaturgia, artes plásticas e outras áreas importantes.

As atrações do Flipoços são gratuitas, mas as palestras consideradas Master precisam ter o ingresso retirado com antecedência, com a entrega de um livro. A programação completa, com informações sobre os ingressos, estão disponíveis no site oficial.

Fonte: G1

Mamma dentro

Leia Também