CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Cultura

História da onça mais famosa de Mato Grosso do Sul vira curta-metragem

Fujona: Em busca da liberdade, estreiou na terça-feira (11) no Sesc Cultura com exibição às 19h30 e 20h

12 SET 2018Por Redação/TR18h:00

Famosa por escapar do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, e mais de uma vez, a história da onça pintada apelidada de Fujona, que conquistou a liberdade na base da teimosia, agora é filme. A ideia é fazer com que o público veja sob a perspectiva do animal como ocorreu tudo, desde a captura do animal em Água Clara.

A perspectiva dos humanos também surge, mas nas imagens de reportagens produzidas na época, relembrando um pouco da trajetória da Fujona, desde a primeira fuga em 2010, até o momento da volta à natureza, em agosto de 2011.

As gravações foram feitas em Campo Grande, na saída para Água Clara, no CRAS, onde a onça passou a maior parte do tempo. Também foram usadas imagens da bacia do Rio Paraná na região de Três Lagoas, feitas na época da soltura do animal.

A primeira fuga, em outubro de 2010, assustou bastante. Por quase 2 meses ninguém sabia do paradeiro dela. Foi realizada uma operação de busca com policiais militares ambientais, técnicos do Cras e mateiros, homens acostumados a lidar com esse tipo de animais nas fazendas. Em dezembro do mesmo ano a onça voltou para o CRAS e, 2 dias depois, quando todo mundo achava que estava seguro, Fujona desapareceu de novo.As escapulidas da onça de 1 ano e 4 meses renderam muito medo aqui em Campo Grande. Como o CRAS fica no Parque dos Poderes, a possibilidade de topar com o bicho durante uma caminhada no fim da tarde era grande.

Imagens dos bastidores do curta Fujona (Foto: Divulgação)

Depois do medo, a população acabou comovida com a luta pela liberdade e os pedidos para devolução à natureza aumentaram. Inicialmente, a intenção do CRAS era enviar o filhote para um zoológico em Foz do Iguaçu no Paraná, mas Fujona conseguiu o que queria e voltou para casa.

O filme fala da tão desejada liberdade e trabalha o animal como um símbolo de poder, mas a intenção mesmo é levar reflexão sobre a relação do homem com a natureza e os animais, com uma mensagem de resistência.

O curta Fujona: Em busca da liberdade, foi exibido na terça-feira (11) às 19h30 e às 20h no Sesc Cultura, que fica na avenida Afonso Pena, 2270. Entrada gratuita e com espaço para 40 pessoas em cada sessão, ainda não há previsão de novas exibições.

Equipe de filmagens do curta fujona (Foto: Divulgação)
Fujona, depois de ser recapturada, em 2010.

 

Fonte: Campo Grande News - Kimberly Teodoro

Mamma dentro

Leia Também