CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

UFMS: projeto fortalece a comunicação entre o Hospital Regional de Coxim e a Atenção Primária à Saúde do município

13 DEZ 2018Por Paulo Ricardo10h:50

Agora em dezembro termina a primeira etapa do projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim (UFMS/CPCX). Intitulado “Integrar: a Transferência do Cuidado e o Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde”, sob a coordenação da enfermeira Dra. Rafaela Azevedo Abrantes de Oliveira, professora Adjunta da UFMS/CPCX.

Idealizado pela enfermeira e professora Ma. Elaine Miguel Delvivo Farão, tem como objetivo fortalecer a comunicação entre o Hospital Regional de Coxim (HRC) e a Atenção Primária à Saúde do município e região por meio do sistema de referência e contrarreferência.

O projeto configura-se como uma estratégia para o enfrentamento da fragmentação do cuidado no município, buscando o estabelecimento de uma comunicação efetiva entre as ações de cuidado desenvolvidas na atenção primária e as desenvolvidas na atenção secundária e terciária da região

A enfermeira Nathalie Lucas, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HCR, foi responsável por supervisionar os alunos da universidade durante a realização do plano de alta hospitalar.

A coordenadora do projeto, a gerente da secretaria de Saúde e as alunas que fazem parte da equipe Foto: Assessoria do projeto

Nathalie reforça a importância do projeto para a instituição, “o projeto é maravilhoso, para o hospital em específico, pois garante melhor visibilidade perante a auditoria estadual, ou seja, melhora o processo de contratualização da instituição”.

Outro parceiro do projeto é a Secretaria de Saúde, através da gerente de controle, regulação e auditoria, Elaine Rucaglia Rizzo. A gerente acredita que o projeto fortalece a rede de saúde de Coxim e garante assim a integralidade do cuidado.

Entenda o projeto

O projeto consiste, inicialmente, em distribuir os alunos do curso de enfermagem da UFMS/CPCX no âmbito hospitalar e nas unidades básicas de saúde, para que realizassem, primeiramente o plano de alta planejada no hospital e referenciasse o paciente para a sua unidade de básica de saúde.

Para isso o paciente recebe uma ficha que é preenchida pelo aluno e que contém as orientações acerca do seu problema de saúde, destacando a relevância da continuidade desse cuidado pela equipe da unidade de saúde.

12 alunos de enfermagem, 4 professores, equipe técnica administrativa e equipe de apoio fazem o projeto acontecer

“Como acadêmica, esse projeto tem gerado grande impacto sobre a minha visão em relação ao cuidado, as necessidades do paciente. Ele me induziu a olhar o paciente como um todo e não fragmentá-lo. O projeto nos proporciona outra visão do sistema de saúde, e nos fez perceber que além dos problemas existentes é possível fazer o sistema funcionar, e funcionar bem, a partir da comunicação adequada das diferentes partes que o compõe”, afirmou Elaiane Aparecida de Araújo Diniz, aluna do oitavo semestre e bolsista do projeto.

Elaiane Aparecida de Araújo Diniz, aluna do oitavo semestre e bolsista do projeto Foto: Assessoria do projeto

Já a professora Rafaela de Oliveira, coordenadora do projeto de extensão destaca: “O projeto é inovador, fortalece os vínculos das instituições de cuidado em saúde de Coxim e aprimora o serviço fortalecendo a rede de atenção à saúde, além de aproximar essas instituições da universidade. Com certeza é um projeto de impacto, mas que ainda precisa superar algumas barreiras. Precisamos fortalecer a referência do paciente do hospital à unidade, com a garantia do seu retorno e prosseguimento dos cuidados pela equipe da unidade básica. Esse será nosso desafio para 2019”.

Mamma dentro

Leia Também