CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Secretários de Saúde pedem toque de recolher nacional das 20h ás 6h

As medidas mais duras são para evitar um colapso nos sistemas público e privado de saúde

2 MAR 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues10h:40

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) divulgou na segunda-feira (1º) uma carta aberta ao Ministério da Saúde em que pede medidas mais duras para conter o agravamento da pandemia da Covid-19 no país. O toque de recolher nacional a partir das 20h até as 6h da manhã e durante os finais de semana está em pauta.

"O atual cenário da crise sanitária vivida pelo país agrava o estado de emergência nacional e exige medidas adequadas para sua superação. Assim, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde manifesta-se pela adoção imediata de medidas para evitar o iminente colapso nacional das redes pública e privada de saúde", diz o texto. 

Entre as demandas mais rigorosas, o Conass pede a adoção de um toque de recolher nacional, das 20h às 6h, inclusive, aos finais de semana, e a suspensão das aulas presenciais.

Veja todas as medidas propostas pelo Conselho:

Restrição em nível máximo nas regiões com ocupação de leitos acima de 85% e tendência de elevação no número de casos e óbitos;

Proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas em todo território nacional;

Suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do país. Fechamento das praias e bares; Adoção de trabalho remoto sempre que possível, nos setores público e privado. Instituição de barreiras sanitárias nacionais e internacionais, considerados o fechamento dos aeroportos e do transporte interestadual; Adoção de medidas para redução da superlotação nos transportes coletivos urbanos; Ampliação da testagem e acompanhamento dos testados, com isolamento dos casos suspeitos e monitoramento dos contatos.

O Conass diz que a falta de uma "condução nacional unificada e coerente" dificultou a adoção de medidas durante períodos de maior aglomeração, como o da eleição, das festas de fim de ano e do Carnaval.

Pelo documento, o governo federal também teria que reconhecer legalmente o estado de emergência sanitária do país, viabilizar recursos extras para o SUS e aprovar um Plano Nacional de Recuperação Econômica, com retorno imediato do auxílio emergencial. 

Matheus Rondon com informações da CNN – JD1 News

Mamma dentro

Leia Também