CAMARA
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
16 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Proteínas auxiliam na reposição do músculo durante processo de emagrecimento 

24 NOV 2020Por Emilly Constanci08h:00

Quando começamos uma nova dieta ou reeducação alimentar é comum a inclusão de uma proteína em praticamente todas as refeições. De acordo com a nutricionista Beatriz Camargo, isso acontece devido à importância que o nutriente tem para a estrutura do corpo humano.  

“A proteína é um dos três macronutrientes essenciais para nosso corpo e a principal função dela é de estrutura corporal, ou seja, quase tudo no nosso corpo é feito à base de proteína, desde os nossos fios de cabelos até as células do seu sistema imunológico”, explica.  

É ideal que todas as dietas tenham proteína. “Na verdade, qualquer dieta sempre vai ter proteína, pois os alimentos por si só têm proteína, por exemplo, o arroz branco que é base da dieta do brasileiro, tem proteína, em pouca quantidade, mas tem”, frisa Beatriz. 

Apesar de sempre pensarmos nas carnes como a principal fonte de proteína, há outras formas de consumir o nutriente.

“Pensamos primeiro na carne porque é a maior fonte de proteína que temos no dia a dia alimentar do brasileiro, além disso, a proteína animal é melhor biodisponível, ou seja, ela se encaixa melhor no nosso corpo, é absorvida e usada de maneira mais eficaz. Porém, é sempre importante dizer que a proteína animal não é a única do mundo, existem também as proteínas vegetais que são usadas pelo nosso corpo com a mesma função e elas têm a vantagem de não serem acompanhadas de gordura animal, por exemplo”, pontua.  

Alimentos como feijões, lentilha, grão-de-bico, castanhas e até mesmo o brócolis são ricos em proteína e podem ser colocadas no dia a dia com facilidade.

“Para ter um dia a dia alimentar balanceado e saudável é sempre importante ter um pouco dos três macronutrientes: proteína, carboidrato e gorduras, mas na proporção certa”, pontua.  

Emagrecimento 

As proteínas são indicadas em processos de emagrecimentos devido à perda muscular nos pacientes.

“A proteína virou moda nas dietas para emagrecer por dois grandes motivos: é comum em dietas restritivas a pessoa perder músculos porque está comendo pouca caloria, então a proteína vai ajudar nessa manutenção do tecido muscular. Fisiologicamente falando o carboidrato é o primeiro na fila do armazenamento energético (ganhar peso). Quando comemos um pão, ele chega como carboidrato no nosso estomago e no nosso sangue como energia, se essa energia não é usada ela é armazenada no tecido adiposo (gordurinhas), afinal seu corpo não quer jogar energia fora”, explica Beatriz.  

Já ao comer uma carne, o processo é diferente.

“Quando comemos um bife, ele é chega como proteína no nosso estômago e aminoácido no nosso sangue, que tem a função estrutural, para repor músculo, por exemplo, porém se não há o que repor ela pode ser transformada em gordura e armazenada também no tecido adiposo”, pontua. 

Fonte: Correio do Estado - Naiane Mesquita 

Mamma dentro

Leia Também