CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Pandemia afeta a saúde mental de parte da população; saiba como lidar

26 ABR 2021Por Emilly Constanci06h:09

A pandemia do coronavírus e o isolamento social fez com que a população tivesse que lidar com diversas inseguranças, perdas, desemprego, mudanças de rotina e outros fatores que afetam a saúde mental. 

O médico psiquiatra, Marcos Estevão alerta que “a saúde mental deve ser uma preocupação em qualquer época, mas durante a pandemia essa preocupação deve ser maior”. 

De acordo com levantamento “ProjeThos Covid-19 – Escuta do Trabalho, Humanização e Olhares sobre a Saúde no contexto da pandemia do novo coronavírus”, realizado por psicólogos, busca medir por meio de um questionário a saúde mental dos brasileiros em atuação tanto em atividades presenciais quanto em trabalhos remotos. Cerca de 60% das pessoas relataram o sentimento de tristeza e a dificuldade de planejar o futuro. 

Marcos afirma que o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 pode causar ansiedade, além de outros problemas relacionados à saúde mental, sendo necessário "hábitos saudáveis". 

“A saúde mental é afetada em diversas situações. E essa é uma situação muito grave que afeta diretamente a saúde mental. Vivemos um período difícil, para vencermos isso, precisamos manter a rotina apesar de um pouco modificada. O ritmo do sono deve ser preservado, com hora para dormir e hora para acordar. Devemos evitar o uso de pijamas durante o dia, assim como a alimentação também precisa ser mais saudável”, afirmou. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% das pessoas no mundo sofrem de estresse e a pesquisa da Associação Internacional do Controle de Estresse (ISMA) apontou que o Brasil está em segundo lugar como a população mais estressada no mundo. 

O psiquiatra destaca que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, porque estresse, depressão e ansiedade afetam diretamente o sistema imunológico.

“O trabalho, dentro do possível, deve acontecer, mesmo que no formato home office, devemos realizar algum tipo de atividade física fora ou dentro de casa, é fundamental manter algum hobby, seja leitura, escrita, pintura ou culinária. Devemos tornar o momento com a família mais agradável, com jogos ou assistindo a filmes e séries, como alternativas para manter a sanidade em momentos adversos”, explicou. 

Em meio ao colapso nos hospitais e milhares de mortes registradas diariamente, Marcos Estevão alerta que mesmo em situações tão difíceis, o isolamento social e medidas de biossegurança devem ser respeitadas para evitar a propagação do vírus. 

“O distanciamento social em época de pandemia é um mal necessário. Pode sim prejudicar a saúde mental, mas as perdas por desrespeito a essas medidas de prevenção trazem maiores danos ao psiquismo”, alegou.

Rafaela Moreira - Correio do Estado MS

Mamma dentro

Leia Também