CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Paixão que nos move

Técnica de enfermagem relata sobre rotina de trabalho na linha de frente mesmo após ter testado positivo para doença

14 ABR 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues16h:34

A paixão é o sentimento que tem capacidade, força e alta intensidade para nos mover e fazer acreditar. Encontrar uma paixão é encontrar o seu propósito. E a paixão por cuidar do próximo fez a técnica de enfermagem da Unimed Campo Grande, Cassia Regina Da Silva, encontrar seu propósito: “trabalhar com pessoas me faz muito bem, percebo que acolher e cuidar é o meu sentido de vida”, relata.

Cassia atua há oito anos como técnica de enfermagem e também conta que é formada em Psicologia, o que a ajuda muito na assistência dos pacientes. “Sempre gostei de ouvir as pessoas, olhar, cuidar, falar coisas positivas. A Psicologia me auxilia muito no dia a dia. Na assistência do paciente a Enfermagem lida com a parte biológica, física, já a Psicologia atua na área psicológica, mental, e isso me orienta acerca de possibilitar a tranquilidade, a confiança, os pensamentos positivos e resilientes”.

E esse amor pela profissão faz Cassia superar qualquer barreira. Ela, que trabalhou no combate à Covid-19, testou positivo para o novo coronavírus e, assim que venceu essa batalha, voltou para o enfrentamento da doença.

“Depois de seis meses atuando no Pronto Atendimento direcionado à Covid-19 fiz o exame e deu positivo. Eu comecei a lembrar de todas as minhas falas para os pacientes e repetia para mim mesma, então aquele misto de medo e insegurança foi passando, dando lugar à fé e resiliência, que tomaram conta dos meus pensamentos. Nessa época fiz meditações, apreciava as pequenas coisas, como o sol na minha janela, por exemplo”.

“Nesse período também pude ver como a empatia é algo primordial a todos um dia, eu era a pessoa que cuidava e em outro dia me tornei a paciente que precisava de atendimento”, completou. 

Enfrentar a doença não foi fácil, além dos sintomas Cassia, que não precisou ser internada, teve que ficar isolada da família, mas, por outro lado, ela lembra que o período também trouxe lições. “Não foram dias fáceis, mas a Covid-19 me trouxe vários pensamentos sobre valorização da vida, da família, das pequenas coisas, do sorriso e afeto”. 

Sobre seu retorno ao trabalho, Cassia foi enfática ao dizer que retornou mais forte do que antes. “Atuei no setor de paramentação e desparamentação com o mesmo sorriso no rosto acreditando que tudo isso vai passar. Atuar no Pronto Atendimento Covid-19 é estar sempre disposta a ajudar meu parceiro de trabalho. E eu sempre fui assim, de querer ajudar o próximo e transmitir tranquilidade e força”.  

Ainda a respeito do setor de paramentação e desparamentação, a colaboradora afirma que a empatia é essencial para o dia a dia de trabalho. “É o momento que auxiliamos os colegas de trabalho a retirar e colocar os EPIs, é um momento de realmente se colocar no lugar do outro porque muitas das vezes eles saem suados, cansados. É um momento importante, tanto para evitarmos a contaminação quanto para eles serem vistos e acolhidos, isso faz muita diferença”.  

Hoje a técnica de enfermagem atende o Pronto Atendimento Adulto, não mais o Pronto Atendimento Covid-19. Ela ainda relata que é grata à sua rotina de trabalho e, principalmente, à profissão que escolheu para vida. 

“A enfermagem é uma área de atuação da qual admiro muito, me orgulho em ser técnica de enfermagem. E a Unimed CG é uma instituição na qual tenho orgulho e satisfação em trabalhar e faz parte. Sou muito grata a minha supervisora, gosto muito da minha equipe, somos unidos e estamos juntos em todas as adversidades”, finaliza.  

Fonte: AssCom Unimed Campo Grande

Mamma dentro

Leia Também