CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Pai cita 'milagre' após filho de 8 anos ficar com moeda presa na garganta por 18h

11 JUN 2021Por Redação/EC19h:52

O menino de 8 anos que engoliu uma moeda conseguiu retirar o objeto por meio de um procedimento médico, após cerca de 18 horas com o item entalado na garganta. Miguel Carvalho Moraes, morador de Registro, no interior paulista, foi transferido para um hospital, onde fez uma endoscopia. O pai disse ao G1 na sexta-feira (11) que acredita que o caso tenha sido um "milagre", e conta que o filho está arrependido.

"[Meu filho] já está arrependido de ter brincado com a moeda. O nosso sentimento, meu e da minha esposa, é que Deus existe, porque foi um milagre. Ver ele saindo do hospital e andando bem é um milagre de Deus", descreve Murilo Silva Moraes, de 30 anos.

O incidente com a moeda ocorreu na noite da última quarta-feira (9). Segundo Moraes, ele e a família estavam em casa, por volta das 21h, quando o filho foi até ele e contou que havia engolido a moeda. O menino estava sem ar e assustado, e precisou ser salvo pelo pai, que fez a manobra de Heimlich para desengasgá-lo.

"Ele estava sem ar e muito assustado. Eu fiz a manobra para ver se conseguia retirar a moeda, mas não consegui", explica. Diante da situação, o pai levou o menino para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi constatado por um exame de raio-X que ele estava com a moeda presa na região do pescoço.

A equipe médica decidiu interná-lo e tentar transferência para outro hospital, já que a unidade não realiza a endoscopia. Os dados do menino foram inseridos na Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), e ele conseguiu vaga na tarde de quinta-feira (10). Neste período ele não conseguia se alimentar e tinha dificuldade para respirar.

Segundo Moraes, o menino foi transferido por volta das 14h30 para o Hospital Regional de Registro, e o procedimento começou por volta das 15h. Ele precisou fazer uma endoscopia e ficou na unidade até o efeito da anestesia passar, recebendo alta por volta das 17h.

Para o pai, o momento foi de alívio, e a família ficou em alerta. Ele conta que conversou com o filho, que comentou que não imaginava que a moeda causaria sofrimento por tantas horas. "Foram 18 horas de agonia. Graças a Deus, ele teve alta", finaliza.

G1

Mamma dentro

Leia Também