Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Saúde

Médicos Sem Fronteiras são autorizados a atuar no combate à Covid-19 em 11 aldeias terena de MS

26 AGO 2020Por Redação / EC07h:30

Cerca de 6 mil indígenas terena de Mato Grosso do Sul vão, enfim, receber atendimento dos Médicos Sem Fronteiras. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) aprovou o novo plano da organização humanitária e o trabalho nas 11 aldeias das regiões de Aquidauana e Anastácio deve começar em breve.

Os profissionais de saúde já faziam a supervisão médica e capacitação no Hospital Regional de Aquidauana. Agora, vão poder também entrar nas aldeias.

A Intenção dos Médicos Sem Fronteiras é atuar com três equipes móveis, cada uma delas formada por ao menos um médico e um enfermeiro. Vão se revezar entre os grupos um psicólogo e um promotor de saúde especialista em água e saneamento.

Os profissionais vão se deslocar diariamente para as comunidades, de acordo com um cronograma previamente definido.

Imbróglio

Os Médicos Sem Fronteira explicam que primeiramente conheceram a região e disto saiu um projeto para atendimento a sete aldeias que somavam cerca de 5 mil pessoas, "com foco na prevenção e detecção de casos suspeitos de Covid-19, encaminhamento dos doentes para tratamento e apoio em saúde mental para comunidades e trabalhadores de saúde locais".

No entanto, a Sesai negou parte do projeto, sendo autorizado apenas atendimento a índios da comunidade Aldeinha, em Anastácio. Diante disso, a organização apresentou outro plano de trabalho, que inclui as sete primeiras, a Aldeinha e outras três, chegando a 6 mil pessoas, sendo este último aprovado.

Fonte: TV Morena e G1

Mamma dentro

Leia Também