Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Saúde

Mato Grosso do Sul alcança 55% da população geral vacinada com 1ª dose

Estado tem 74,29% da população acima de 18 anos vacinada com pelo menos uma dose da vacina

23 JUL 2021Por Redação/TR16h:37

Dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 55,08% da população geral sul-mato-grossense está vacinada com a primeira dose da vacina contra Covid-19. Este número abrange 1.313.016 pessoas.

Das 2.277.860 doses enviadas aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 2.164.586 foram aplicadas desde o início da campanha de imunização contra Covid-19.

São 964.844 sul-mato-grossenses imunizados, ou seja, pessoas que tomaram as duas doses ou dose única. Este quantitativo abrange 29,88% da população.

Se contar apenas a população adulta, 74,33% dos sul-mato-grossenses já tomaram a primeira dose da vacina e 40,32% tomaram a segunda dose ou dose única.

A campanha de imunização contra Covid-19 começou em 18 de janeiro deste ano em Mato Grosso do Sul.

O objetivo é imunizar pessoas contra a doença para diminuir o número de casos, óbitos, internações e conter a pandemia.

As cidades que mais vacinaram com dose 1 (D1), dose 2 (D2) e dose única (DU) são Eldorado (111,99%), Pedro Gomes (106,64%), Santa Rita do Pardo (106,51%), Caracol (105,77%) e Nova Alvorada do Sul (104,27%).

As cidades que menos vacinaram com dose 1 (D1), dose 2 (D2) e dose única (DU) são Inocência (93,08%), Guia Lopes da Laguna (92,24%), Jaraguari (91,34%), Corguinho (90,95%) e Dourados (89,63%).

As vacinas aplicadas em Mato Grosso do Sul são Coronavac-Sinovac-Butantan, AstaZeneca-Oxford-Fiocruz, Pfizer-BioNTech-Comirnaty e Janssen.

Mato Grosso do Sul supera a média de vacinação e imunização do país, que está em 43,49% e 16,82% da população brasileira, respectivamente.

O Estado também supera a média de vacinação da Capital, que está em 47,57%, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Imunidade de rebanho 

Imunidade de rebanho é o termo usado para definir o cálculo que determina o percentual da população que deve estar protegida para frear o contágio por um vírus ou bactéria, interrompendo a cadeia de transmissão. 

A infectologista Mariana Croda explica ao Correio do Estado que alguns estudos dizem que, para atingir a imunidade de rebanho, é necessário que 70% da população tenha tomado a vacina, mas que isso depende das variantes.

O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Júlio Croda, também afirma ao Correio do Estado que imunidade de rebanho depende da variante em circulação. 

"A variante mais transmissível precisa de mais pessoas vacinadas. Varia de 70% a 90% [de pessoas vacinadas]". 

A secretária adjunta de saúde, Christinne Maymone, diz que o vírus da Covid-19 deixará de circular quando houver aproximadamente 80% de pessoas vacinadas. 

“Só assim o vírus vai deixar de se multiplicar. Ele precisa sobreviver, então ele fica fazendo variações, chamada de variantes, e essas variantes cada vez que se modificam muitas vezes elas transmitem mais e são mais agressivas”.

Orientação

Christinne Maymone diz que vacinar é um ato de amor. “A vacinação é um ato de amor para você, sua família e a nossa coletividade. Vacine. Estimule a sua amiga e seu amigo”.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, celebrou o avanço da imunização.

“Continuamos sendo exemplo para o país. A grande quantidade de doses aplicadas reflete o nosso trabalho árduo em vacinar os sul-mato-grossenses”, disse Resende.

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) salientou a importância da vacinação.

“A gente pede por favor, deixe os lados ideológicos e políticos de lado. Nós estamos tentando buscar um raciocínio lógico em busca da saúde pública”.

Trad diz que se preocupa com as pessoas que não irão se vacinar.

“São pessoas que quando adoecem, procuram um médico. Quando elas têm uma dor no dente, elas vão no dentista. E é um mal que talvez ele não cause apenas nele, pode levar esse mal para outras pessoas”. afirmou o prefeito.

Naiara Camargo - Correio do Estado

Mamma dentro

Leia Também