CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Janeiro Roxo: casos de hanseníase estão estáveis em Campo Grande, mas doença requer atenção

Exame para detectar contágio pode ser feito em qualquer unidade de saúde de forma gratuita

6 JAN 2022Por Redação/EC19h:09

O primeiro mês do ano é dedicado a lembrar e conscientizar a população a respeito da Hanseníase: o Janeiro Roxo. Em Campo Grande, entre 2020 e 2021, os casos da doença se mantiveram estáveis, contudo, quando se trata de saúde, todo cuidado é pouco. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no ano passado foram registrados 109 casos da doença, apenas um a mais que em 2020, quando foram registrados 11 pacientes com poucas lesões na pele e 97 com mais um cinco lesões, ou pelo menos uma lesão de nervo. 

Já em 2021, os números registrados foram: 17 pessoas com poucas lesões e 92 com cinco ou mais. 

O diagnóstico é feito de forma clínica e exames complementares, os sintomas, formas e aspectos das lesões também são considerados para ter certeza se a doença que acomete o paciente é de fato hanseníase. 

Os sintomas mais comuns são dores nas articulações, pés ou nos olhos, aparecimento de bolhas nos pés, erupções e nódulos, bem como perda de cor, vermelhidão e úlceras na pele. 

O paciente também pode ter formigamento e perda da sensação de temperatura. Outros sintomas comuns são: lesões nos nervos, perda de peso e dificuldade em levantar o pé. 

Em caso de suspeita, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para identificar se a lesão na pele pode ser hanseníase. O tratamento pode ser feito de forma inteiramente gratuita pelo SUS. 

Em Campo Grande os pacientes em estágios mais avançados são encaminhados para o Hospital São Julião, que é referência no tratamento da doença. 

A doença é mais comum em pessoas acima de 60 anos, mas qualquer pessoa pode contraí-la por se tratar de uma doença contagiosa. A hanseníase pode ser curada dentro de seis meses ou um ano com o uso de medicamentos prescritos pelo médico.

Correio do Estado MS - Ana Clara Santos 

Mamma dentro

Leia Também