CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Em MS, quase 1,5 mil pessoas que agendaram testes não compareceram

Percentual de abstinência está acima dos 16% no Estado, índice considerado muito alto

26 JAN 2022Por Redação/EC11h:02

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) diz que quase 1,5 mil pessoas agendaram o teste rápido de Covid e não compareceram, nos últimos nove dias, em Mato Grosso do Sul. Ao Jornal Midiamax o assessor militar da instituição, coronel Marcello Fraiha, disse que este é um “comportamento individualista” e que prejudica toda a coletividade. 

“O percentual de pessoas que marcam e não comparecem (absenteísmo), está muito alto 16,40%. Ou seja, de 8.999 pessoas que fizeram seus agendamentos, no período de 15 a 23 de janeiro, 1.476 deixaram de ir, tirando assim, a possibilidade de outras pessoas que realmente necessitavam fazer o exame”, afirmou Fraiha. 

Com esta atitude, muitas outras pessoas tentaram marcar o agendamento e não conseguiram. “É uma questão de conscientização por parte de uma parcela da população. Precisamos difundir, por meio das mídias, que o Estado tem feito o seu papel e que tal comportamento prejudica toda a coletividade. Isso traz muito prejuízo para os demais que realmente necessitam do teste”, comentou. 

Teste rápido antígeno para Covid-19

O Teste Rápido Antígeno para Covid-19 tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é indicado para pessoas com sinais ou sintomas da Covid-19, pessoas assintomáticas que tiveram contato com um caso positivo e pessoas com viagem marcada para o exterior. É indicado para adultos sem limite de idade e crianças a partir de 12 anos — para os menores de 12 anos, a indicação é que seja realizado em uma unidade de saúde do seu município.

A amostra é coletada através de 01 swab (cotonete) nasal (nariz).

Locais de coleta:

Campo Grande - Estacionamento da CASSEMS - R. Antônio Maria Coelho, nº 6065.

Dourados - Bombeiro - Av Presidente Vargas, nº 1167.

Três Lagoas - Bombeiro - Av Filinto Muller, nº 3.300.

A realização do Teste Rápido Antígeno é indicada, preferencialmente, até o 7º dia do início dos sintomas, que são a febre, tosse, cansaço, dor de cabeça e dor de garganta.

Conduta ao chegar no drive:

- Somente será permitido acesso de VEÍCULO automotor DE 4 RODAS (motocicletas e pedestres não terão acesso permitido).

- Acessar o drive com janelas fechadas e documento de identificação no para-brisa do carro.

- Seguir todas as orientações dos colaboradores do drive.

Resultados: Após realizar a sua coleta no local agendado, o resultado será emitido no mesmo dia e disponibilizado pelas seguintes formas: SMS  (celular cadastrado no momento do agendamento); e-mail (endereço cadastrado no momento do agendamento); no link https://www.saude.ms.gov.br/exame-covid-19 de posse do CPF e CÓDIGO DE AGENDAMENTO recebido no momento do agendamento.

Midiamax - Graziela Rezende 

Mamma dentro

Leia Também