Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Em edição extra, SES atualiza resolução sobre fluxo para a regulação dos leitos da Covid-19 em MS

26 JAN 2021Por Emilly Constanci06h:00

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou em edição extra do DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) de segunda-feira (25), um novo fluxo para regulação dos leitos referentes ao coronavírus. O sistema persistirá enquanto durar a pandemia e será modificada de acordo com a incidência e/ou prevalência da Covid-19 nas macro e microrregiões de saúde de MS.

Conforme a resolução, todas as solicitações de leitos clínicos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) /Covid-19 no SUS (Sistema Único de Saúde) ou leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) SRAG/Covid-19 deverão ser inseridas no Sistema de Regulação CORE (Módulo de Urgência) utilizando a Ficha de SRAG.

Nesta situação, o médico regulador deverá considerar os sinais e sintomas descritos na Ficha de Solicitação para avaliação da demanda. Ressalta-se que o fluxo definido no protocolo de atendimento pretende padronizar as ações adotadas na maioria dos casos, entretanto, casos específicos deverão ser analisados pela equipe de regulação.

Critérios

Os critérios para regulação dos leitos levará em consideração, a população utilizada para o cálculo, preferencialmente, baseada na estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2019. Em casos especiais, a Central de Regulação Estadual poderá regular conforme a disponibilidade de leitos existentes e ampliados no Estado.

A configuração das referências para os leitos de UTI será utilizada para a fase da pandemia, as demais patologias seguem os fluxos existentes. Os hospitais: Santa Casa de Campo Grande (90 leitos clínicos), Hospital do Câncer Alfredo Abrão (16 leitos de UTI), Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (10 leitos clínicos), Hospital Adventista do Pênfigo (10 leitos clínicos e 10 de UTI) integram o Plano de Contingência Estadual com leitos de retaguarda no enfrentamento do coronavírus.

Já como leitos não SRGA/Covid-19 são: nove leitos UTI no Maria Aparecida Pedrossian; 67 leitos de UTI na Santa Casa; quatro UTI no Pênfigo; quatro UTI no Alfredo Abrão; e quatro clínicos e 39 UTI no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).

Ainda sobre os leitos não SRGA/Covid-19, em Dourados são: cinco leitos de UTI no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); 20 de UTI no Hospital da Vida; e 10 de UTI no Hospital Evangélico.

Regulação

No caso do fluxo para regulação dos leitos clínicos, dos 79 municípios do Estado, 65 possuem leitos clínicos exclusivos para SRAG/Covid-19 SUS disponíveis nos próprios territórios.

Quanto ao fluxo para regulação dos leitos de UTI, dos 79 municípios, 15 possuem leitos exclusivos disponíveis. O mapa de leitos e de UTIs pode ser conferido aqui, a partir da página 3.

Fonte: Midiamax - Fábio Oruê 

Mamma dentro

Leia Também