CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Com alta de casos de Covid-19, MS volta a ter fila de espera por um leito

Internações saltam 374% em 20 dias no Estado, de acordo com secretária adjunta de Saúde

19 JAN 2022Por Redação/PL19h:02

A fila de espera por um leito retornou após explosão de casos de Covid-19 em decorrência da variante Ômicron. Mato Grosso do Sul estava sem fila de espera por um leito desde o ano passado.

Dados do boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 39 pessoas aguardam por uma vaga em um hospital de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (19).

Dos que estão em fila de espera, 31 são da Central de Regulação de Campo Grande, 3 da Central de Regulação de Dourados e 5 da Central de Regulação de Três Lagoas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) afirmou ao Correio do Estado em 21 de julho de 2021 que a fila de espera por um leito sempre existirá, mesmo que haja disponibilidade em hospitais.

Isso acontece porque o encaminhamento de pacientes em fila virtual não é imediato. Pacientes que precisam ser transferidos de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para hospitais precisam ser inseridos em filas virtuais.

Geralmente pacientes precisam de transferidos de um local à outro para realização de procedimentos cirúrgicos, laboratorias ou até mesmo alocação em Unidades de Terapia Internsiva (UTIs) ou leitos clínicos.

“Esse processo de regução é permanente, independentemente de ter leito disponível ou não. Nem sempre o paciente precisa de um leito de UTI. As vezes ele precisa só de um procedimento eletivo. O encaminhamento é permanente, sempre exisitu e sempre vai existir”, disse a assessoria de imprensa da Sesau.

INTERNAÇÕES E CASOS

De acordo com secretária adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, Mato Grosso do Sul contabilizava 43 internados em 31 de dezembro e hoje (19) tem 204 hospitalizados, o que representa um aumento de 374% em 20 dias.

Dos 204 internados nesta quarta-feira (19), 144 estão em leitos clínicos (99 público; 45 privado) e 60 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (43 público; 17 privado).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 60%, Dourados 67%, Três Lagoas 55% e Corumbá 82%.

São 1.709 casos confirmados e 4 óbitos por Covid-19 contabilizados de ontem (18) para hoje (19) em Mato Grosso do Sul.

Com isso, o Estado totaliza 395.316 testes positivos e 9.768 mortes desde o início da pandemia. A média móvel de óbitos está em 3,1 e a de casos em 1.131,1. 

Mato Grosso do Sul tem 12.771 casos ativos de Covid-19 nesta quarta-feira (19).

Sintomas

Os sintomas comuns da Covid-19 são:

- Tosse seca;

- Dor de garganta;

- Febre;

- Dificuldade para respirar;

- Perda do olfato ou paladar.

Transmissão

O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de: 

- Tosse;

- Espirro;

- Catarro;

- Apertos de mão;

- Contato pessoal próximo;

- Contato com objetos contaminados.

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:

- Vacinação contra Covid-19;

- Uso de máscara;

- Uso de álcool gel;

- Lavagem das mãos com água e sabão;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos pessoais;

- Ventilar ambientes;

- Evitar aglomerações e espaços fechados.

Naiara Camargo - Correio do Estado

Mamma dentro

Leia Também