CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do coronavírus; veja a coletiva

26 FEV 2020Por Paulo Ricardo11h:39

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) em coletiva de imprensa o primeiro caso de coronavírus no Brasil e na América Latina e o segundo no Hemisfério Sul, depois da Argélia.

Há 20 casos suspeitos no país, 11 deles no estado de São Paulo, enquanto outros 59 casos suspeitos já foram descartados até o momento.

Na tarde de terça-feira (25), o primeiro caso de teste positivo foi relatado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. A contraprova, feito pelo Instituto Adolfo Lutz, confirmou o diagnóstico

Trata-se de um homem de 61 anos que esteve no norte da Itália, onde há dezenas de casos da doença, e fez uma conexão na França. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Ele ficou na Itália de 9 a 21 de fevereiro, na região da Lombardia. O vírus já matou 2.708 pessoas no mundo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o paciente está em isolamento em sua casa em São Paulo. Ele disse, ainda, que a confirmação do caso não altera o status sanitário do Brasil, já que o governo já havia declarado emergência de saúde de interesse nacional para realizar os preparativos da quarentena de brasileiros repatriados da China e que foram liberados no fim de semana.

“Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse Mandetta. “Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, completou

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deu início aos procedimentos padrão, solicitando à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália, país que está na lista de casos confirmados da doença.

Cuidados básicos

Vale lembrar os cuidados simples contra o novo coronavírus. Por exemplo, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos com frequência com água e sabão e usar álcool em gel.

E, se ficar doente, não ir para escola ou trabalho, que são locais fechados e de maior aglomeração.

Fonte: Exame e G1

Acompanhe ao vivo a coletiva de imprensa:

Mamma dentro

Leia Também