CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Anvisa recomenda suspender uso da vacina AstraZeneca em grávidas

Imunizante estava sendo usado em gestantes com comorbidades; só podem ser aplicadas agora nas grávidas a Coronavac e a Pfizer

12 MAI 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues09h:03

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na noite de segunda-feira (10), a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas.

Imunizante estava sendo usado, em alguns estados, em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

“Seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país", diz o texto da nota emitida pela agência reguladora.

A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.

Documento diz ainda que "o uso de vacinas em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios para a paciente". A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca, porém, não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

O Ministério da Saúde incluiu todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no plano de imunização em março. Na época, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Franciele Francinato, explicou que a decisão foi tomada visto que esse grupo tem risco maior de hospitalização por Covid-19.

Gabrielly Gonzalez - JD1 News

Mamma dentro

Leia Também