Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Saúde

Abril tem 80% das mortes de março, com 318 vidas perdidas em Campo Grande

O mês de março é considerado o mais letal e infeccioso da pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul

16 ABR 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues12h:31

O mês de abril está próximo de se tornar o mais letal da pandemia em Campo Grande. Em apenas 15 dias, foram registradas 318 mortes, se comparado com o mês de março que teve 397 óbitos durante 31 dias, representa um aumento de 80,10%.

O número de casos passa da metade, com 52,52%, do registrado em todo o mês de março, que teve 10.165 e abril já registra 5.339. O efeito do isolamento adotado há quase 15 dias atrás deve começar a apresentar efeitos a partir da próxima semana, com a diminuição do número de casos e de mortes na Capital.

Março de 2021 se tornou o mês mais contagioso da covid-19 desde o início da pandemia em 2020. Foram mais de 35 mil infecções e mais de mil mortes registradas ao longo de seus 31 dias em Mato Grosso do Sul.

Prosseguir - Mesmo com as medidas restritivas os casos e mortes não param de aumentar. No dia 18 de março, Campo Grande havia saído da bandeira vermelha – grau alto de transmissão –, para a bandeira cinza – grau extremo de transmissão –, fazendo com que a cidade adotasse medidas mais rígidas, como toque de recolher às 20h e o fechamento do comércio não essencial. Foram duas semanas com “tudo fechado”.

O decreto estadual, que organiza os horários do toque de recolher de acordo com a cor da bandeira em que as cidades se encontram, passou a valer no dia 4 de abril, um dia antes da flexibilização do funcionamento do comércio. Mas, dez dias depois, Campo Grande voltou para a bandeira cinza, representando grau extremo de transmissão e adotar o toque de recolher às 20h, apenas uma semana depois de ‘flexibilizar’ o horário para às 21h.

Vacinação - A campanha de imunização teve início em janeiro, um dia após o primeiro lote de doses chegar no Estado. Mesmo sendo um dos líderes em número de vacinação, boa parcela da população segue sem tomar o imunizante. Em Campo Grande, a campanha está parada por falta de desses, caso já noticiado pelo JD1 Notícias desde o início da semana.

Ao todo, já foram 13 lotes de vacinas enviadas para o Mato Grosso do Sul. Na noite de quinta-feira (15), o décimo terceiro lote desembarca em Campo Grande e passa a ser distribuído para as cidades na manhã de sexta-feira (16). Ainda não se sabe quantas doses serão enviadas para a Capital.

Brenda Assis - JD1 News

Mamma dentro

Leia Também