CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

Queimadas se agravam no Pantanal de Mato Grosso

7 SET 2020Por Redação / EC21h:00

Uma área equivalente a 10% de todo o Pantanal mato-grossense já foi destruída pelas queimadas deste ano. E os incêndios continuam fora de controle.

Um homem que vive no Pantanal percorre o rio e se emociona com o que vê. Uma anta não resistiu ao fogo: “Olha só, queimou as patinhas. Ela veio se refugiar na água, não aguentou e morreu.”

O fogo está avançando rápido e já chegou ao Parque Estadual Encontro das Águas. O local é um refúgio para centenas de espécies, principalmente aves e mamíferos. Uma jaguatirica foi resgatada por veterinários que estão percorrendo a região numa força-tarefa para ajudar os bichos. Ela tinha queimaduras graves e teve que ser sacrificada.

As queimadas aumentaram no Pantanal a partir de julho, quando a estiagem ficou ainda mais intensa. Os dias estão tão secos que o clima fica parecido ao de um deserto, com umidade abaixo dos 10%. Mas o problema não é só o clima.

Uma reserva particular teve metade da área de mais 100 mil hectares destruída. Segundo perícia do Corpo de Bombeiros, as chamas vieram de fazendas que estão entorno e que foram queimadas de forma criminosa, intencional.

O Ibama estima que mais de 2 milhões de hectares já foram atingidos pelo fogo em todo Pantanal - uma área que equivale a 14 vezes a cidade de São Paulo. Bombeiros, militares e o ICMBio estão reunidos para encontrar uma estratégia conter as chamas.

Fonte: G1 - Jornal Nacional

Mamma dentro

Leia Também