CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

Médico alerta que obstrução intestinal, que acometeu Bolsonaro, pode matar

Médico destaca que obstrução tem relação com hábitos de vida

15 JUL 2021Por Redação/TR15h:06

A obstrução intestinal, que levou o presidente Jair Bolsonaro a ser internado e que pode requerer cirurgia, pode levar à morte e ocorre em razão de traumas ou hábitos de vida. 

“É uma parada do trânsito fecal. O intestino tem um movimento automático, que chamamos de peristalse. Quando existe alguma obstrução, ocorre esse problema de funcionamento do intestino”, explicou Bernardo Martins, gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia Norte.

Segundo ele, o sistema digestivo é composto, basicamente, por um longo tubo de cerca de nove metros, tubo digestivo, onde os alimentos ingeridos nas refeições são transformados na digestão e absorvidos.

Fazem parte do conjunto: estômago, intestino delgado, intestino grosso, entre outros órgãos. 

Ao Correio Braziliense, o médico destacou que, embora o quadro inspire cuidados, a ida precoce ao hospital é importante para evitar complicações. 

“Quanto antes se começa o tratamento, existe mais chance de ter sucesso. Se descoberto em estágio mais avançado, pode ocorrer a morte de parte do tecido intestinal, assim como ter alterações de desnutrição e desidratação. Obstrução intestinal pode matar em casos graves”, alertou.

Em relação ao caso de Bolsonaro, Martins afirmou que a nova obstrução é consequência da facada que o presidente levou em setembro de 2018, durante a campanha ao Planalto, e das cirurgias anteriores.

“Qualquer paciente que opera de emergência, como ele, que foi operado da facada, primeiro se faz a resolução do risco potencial de morte. Foi uma cirurgia muito longa, extensa, que aumenta os riscos das bridas (membranas de cicatrizes)”, frisou.

Conforme boletim médico da época, houve lesão profunda: além de atingir o intestino grosso e delgado, rompeu uma veia do abdômen.

Desde então, Bolsonaro por outros quatro procedimentos cirúrgicos relacionados ao atentado. 

Nathalia Pelzl - Top Mídia News

Mamma dentro

Leia Também