Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Estado MS

Iscas para peixes eram vendidas sem autorização; responsáveis foram multados em R$ 95 mil

10 SET 2020Por Redação / EC18h:00

O Ibama apreendeu quarta-feira (09), 190 espécies de minhocuçus mineiros que eram vendidos irregularmente em Miranda, a 195 quilômetros de Campo Grande (MS).

Os responsáveis pelo comércio foram multados em R$ 95 mil e quase todas as iscas para peixes encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), na capital. Três exemplares de cada espécie foram conservados em álcool 70° para serem encaminhados para pesquisa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Conforme o Ibama, as iscas foram adquiridas de uma empresa de Caetanópolis (MG) e é comum a venda em Mato Grosso do Sul, porém, irregular, pois é a comercialização é proibida pelo órgão e pelo ICMBIO.

O minhocuçu mineiro é endêmico na região central de Minas Gerais, porém não existe aprovação de manejo sustentável pelo Ibama e pelo ICMBIO. Por outro lado, a atividade é considerada secular pelas comunidades tradicionais que dependem da atividade para sustentar suas famílias, sendo um sério problema sócio-ambiental, principalmente na bacia do rio Paraopeba.

Quem comercializa minhocuçus incorre em infração administrativa e criminal pela venda de fauna nativa sem autorização ambiental. A punição é multa e detenção.

Essas minhocas podem medir de 25 centímetros a 1 metro de comprimento e são consideradas essenciais para o equilíbrio do ecossistema.

Fonte: G1

Mamma dentro

Leia Também