CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

Encceja 2019 registra meio milhão de inscritos no primeiro dia

Em 2018, quando foram necessárias 48 horas para superar esta marca

21 MAI 2019Por Redação/ML17h:10

Em 24 horas, 491.105 mil pessoas se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O número é muito superior ao de 2018, quando foram necessárias 48 horas para superar esta marca. As inscrições começaram às 10h dessa segunda-feira, 20 de maio, e podem ser feitas até o dia 31, exclusivamente pela internet, no sistema Encceja.

 A maioria das inscrições, 84,8%, é de pessoas que buscam o certificado do ensino médio. As demais, 15,2%, buscam certificação no ensino fundamental. O Encceja é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada. Há provas para o ensino fundamental e ensino médio, e para participar basta ter a idade mínima exigida: 15 e 18 anos, respectivamente.

O exame é gratuito. As provas serão aplicadas em 25 de agosto, durante a manhã e tarde, em 611 municípios brasileiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica o exame e a certificação é realizada por secretarias de educação e institutos federais parceiros. O Ministério da Educação, por meio do Inep, fará outras três aplicações do Encceja em 2019.

O Encceja Exterior será aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Já a aplicação para pessoas privadas de liberdade, tanto no Brasil, quanto no exterior, envolve também o Ministério da Justiça. As aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade terão editais próprios, e outro cronograma.

Fonte: Diário Digital

Mamma dentro

Leia Também