CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Profissões

Estudantes de saúde da UFMS retornam às atividades no Hospital Universitário

24 MAI 2020Por Redação13h:29

Na última segunda-feira (18), mais de 200 estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia da UFMS retornaram às atividades práticas no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), filiado à Rede Ebserh.

Para o reitor Marcelo Turine, a parceria é muito bem-vinda e de extrema necessidade para a Universidade

“É importantíssimo garantir a segurança dos nossos estudantes e ao mesmo tempo assegurar a contribuição da Universidade nesse momento tão importante para a sociedade”, afirmou.

O diretor da Faculdade de Medicina (Famed), Marcelo Vilela, informou que as tratativas para o retorno foram realizadas com o Humap, com colaboração do Instituto Integrado de Saúde (Inisa), do Hospital Regional, Hospital São Julião e a rede de unidades de Atenção Primaria da Sesau.

“Estamos felizes com esse desafio de poder proporcionar o retorno dos alunos 5° de Medicina com segurança, estágio curricular de internato”, disse.

A diretora do Inisa, Luciana Contrera, também agradeceu a parceria com o Hospital Universitário para possibilitar as atividades práticas para os estudantes.

“Estou feliz pela oportunidade e pelo empenho de todos para abrir essa possibilidade aos nossos alunos”, disse.

Para o superintendente do Humap, Cláudio Cesar da Silva, este retorno é um momento de alegria para o hospital

“Ficamos muito felizes com o retorno dos alunos dos cursos da área da saúde para a realização de suas atividades práticas, estágios obrigatórios, porque o Humap, além de fazer a assistência da saúde da população de Campo Grande, tem esse papel formador de profissionais da área da saúde. Então o retorno dos alunos, dentro do nosso plano de biossegurança, com todo o cuidado, com a valorização da vida e da saúde e de cada um, é extremamente importante para que eles não sejam prejudicados e consigam fazer a conclusão do seu semestre com qualidade, mesmo vivenciando esse momento excepcional de pandemia”, afirmou.

As atividades estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19

Para que os alunos pudessem retornar aos seus estudos práticos, o Humap-UFMS, via Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), em parceria com Famed, o Inisa e Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) da UFMS tomaram diversas medidas para eles pudessem voltar com total segurança.

Além de terem disponíveis Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para serem utilizados em seu aprendizado presencial, os acadêmicos também foram capacitados para se prevenir contra a Covid-19, com orientações como higiene das mãos, paramentação e desparamentação e os novos hábitos de cuidado pessoal para atuar neste momento de pandemia.

Esta capacitação contou com o apoio do Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do Humap-UFMS, com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Setor de Vigilância em Saúde.

A gerente de Ensino e Pesquisa do Humap, Maria de Fátima Meinberg Cheade, explica que dois vídeos foram gravados com informações voltadas aos alunos: um com orientações acadêmicas e outro sobre síndromes respiratórias associadas ao Coronavírus, feito pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH).

“Sentimos a necessidade de potencializar essas informações junto aos estudantes. A nossa jornada assistencial dentro do hospital está toda organizada. Reforçamos a necessidade do uso de máscaras adequados a cada setor, a obrigatoriedade de prender os cabelos, de não usar adornos e, os homens, rasparem a barba, e limpeza diária dos jalecos para que não haja contaminação. Todas essas medidas são essenciais para a proteção de todos e para que esse retorno seja o mais seguro possível”, afirmou.

Fonte: UFMS / Assessoria de Imprensa Humap

Mamma dentro

Leia Também