CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Vereadores de Coxim mudam de partido de olho nas eleições municipais

Ao trocarem de partido, com raras exceções, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas à reeleição

6 ABR 2020Por Valdeir Simão16h:35

Vereadores da Câmara Municipal de Coxim mudaram de partido durante a “janela partidária”, período no qual os parlamentares que pretendem concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2020, mudaram de partido sem correr o risco de perder o mandato eletivo.

O prazo para troca de legenda encerrou-se no dia 3 de abril, 6 meses antes da realização das eleições municipais marcadas para 4 de outubro. O realinhamento político do parlamento coxinense demonstra nitidamente os grupos que irão disputar as eleições municipais.

Sete vereadores mudaram de partido:

- Adelson Janúncio era do PTB e foi para o PSD;

- Carlos Rezende, o Carlão, deixou o PSB e ingressou no PSD;

- Careca da Iluminação saiu do PRB e foi para o Podemos;

- Lucia da AAVC deixou o PL, antigo PR, e filiou no PSDB;

- Marquinhos Vaz saiu do PPS e assinou com o PSDB;

- Mecias Alves era do PEN e agora está no MDB;

- Ódes da Silva estava no PP e migrou para o PT.

Dos 13 vereadores, 6 permaneceram no mesmo partido:

- Abilio Vaneli (PT);

- Amoacir Alexandre, o Kelé (MDB);

- Dinalva Mourão (PSDB);

- Edmir Cândido (MDB);

- Sinval Batista (PSDB);

- Vladimir Ferreira (PT).

O vereador licenciado e secretário municipal de Saúde, Franciel Luiz de Oliveira, permanece no PSB (partido do prefeito Aluizio São José), possibilitando que o suplente da coligação, Adelson Janúncio da Silva, agora no PSD, continue atuando como vereador.

O secretário de Saúde, Franciel de Oliveira, ainda pode ser candidato a prefeito ou vice-prefeito de Coxim

Franciel Oliveira não se desincompatibilizou do cargo de secretário municipal de Saúde, impedindo-o de se candidatar à reeleição de vereador, entretanto, Franciel ainda pode ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, pois o prazo da desincompatibilização de secretário municipal para a campanha eleitoral desses dois cargos do poder Executivo, são de apenas 4 meses antes das eleições municipais.

Vilmar Vendruscolo também ocupou por um período o mandato de vereador em Coxim, na condição de suplente, enquanto o Carlos de Oliveira Rezende foi secretário de Obras. No entanto, com o retorno do Carlão da Triângulo para a Câmara Municipal, Vilmar Vendruscolo que é do PTB, deixou de exercer o mandato legislativo. 

A Câmara Municipal de Coxim é composta de 13 vereadores

A foto de capa da matéria está composta de 15 pessoas, devido ao registro de dois suplentes que participaram da legislatura 2017 a 2020, são eles: Adelson Janúncio, que continua com a cadeira de Franciel Oliveira e Vilmar Vendruscolo que ficou por um bom tempo no lugar do Carlão da Triângulo.

Mamma dentro

Leia Também