CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Odilon recua e diz que em 2022 deve se candidatar ao governo

29 JAN 2020Por Redação19h:15

O juiz federal aposentado e ex-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Odilon de Oliveira, recuou com relação à disputa pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em outubro deste ano e disse que seu foco é 2022, quando deve novamente concorrer ao Executivo estadual. 

Odilon disputou pela primeira vez um cargo eletivo em 2018. Aposentado, o juiz federal estava filiado ao PDT e conseguiu ir para o segundo turno contra o então candidato à reeleição, Reinaldo Azambuja (PSDB). Mesmo ganhando, o resultado foi apertado para o tucano; Reinaldo teve 677.310 (52,35%) votos, sendo 60.888 a mais que Odilon. O juiz aposentado foi a escolha de 616.422 eleitores, que representaram 47,65% dos votos válidos.  

Questionado pelo Correio do Estado se já definiu qual partido deve se filiar este ano, Odilon disse que ainda está conversando com agremiações e a decisão deve ser tomada nos próximos dias.  

Diferentemente do discurso de outubro de 2018, em que o mesmo disse após a derrota no segundo turno que começaria a caminhada pelo Executivo de Campo Grande, Odilon está mais contido e cogita a possibilidade de apenas apoiar um nome. “Por enquanto não tem nada decido. Agora que acabou o recesso e os feriados, podemos conversar com os partidos. A gente tem conversado e sem fazer compromisso. Se eu não me candidatar, eu irei apoiar alguém”, ressaltou.  
Questionado sobre sua fala após segundo turno, o juiz aposentado disse que não se recordava. 

Odilon vem demonstrando que não deve disputar a eleição na Capital desde que se desfiliou do PDT, em julho de 2019. Ele tem destacado que deve seguir para um pleito no interior do Estado. Os municípios de Dourados e Três Lagoas seriam a prioridade do possível candidato.  

O que chama atenção é uma nova mudança no discurso do magistrado aposentado. Odilon vem dizendo que caso não concorra em 2020, apoiará um candidato. Seria uma maneira de não ficar de fora do pleito.  

O ex-candidato ressaltou que seu foco é o pleito de 2022, quando poderá novamente disputar uma campanha para o governo do Estado ou então para o Senado Federal, podendo ter nova disputa com Reinaldo Azambuja – conforme bastidores, o governador deve concorrer a senador ou deputado federal.  

“Em 2022, eu pretendo me candidatar; não sei se ao governo ou o Senado”. 

Quando deixou o PDT, Odilon destacou que deveria procurar um partido mais de direita e que tenha compatibilidade de ideias. Em 2018, durante a eleição, mesmo com Ciro Gomes concorrendo à Presidência do Brasil, Odilon declarou apoio ao então candidato Jair Bolsonaro – que foi eleito no segundo turno, disputado contra o candidato do PT Fernando Haddad.  

Família 

Um dos filhos do juiz federal aposentado é vereador em Campo Grande, Odilon de Oliveira Júnior, e deve sair do PDT quando começar a janela partidária, no dia 5 de março. 

Questionado se ele e o filho devem seguir para a mesma agremiação, o juiz federal aposentando alegou que não necessariamente estariam no mesmo partido no pleito de 2020. 

Na visão do pai, como ambos têm o mesmo nome, não precisam pedir votos. “Obrigatoriamente e necessariamente não ficaremos no mesmo partido. A candidatura dele é para vereador, e o minha, prefeito. Não tem obrigação de pedir voto. Como é pai e filho, não tem necessidade de ficar no mesmo partido”, disse o juiz, reafirmando que pode concorrer como prefeito em alguma cidade do interior do Estado.  

Campo Grande 

Na disputa pelo Executivo da Capital, ainda não há muitos nomes que devem concorrer contra o prefeito Marcos Trad. O único partido que lançou pré-candidato até o momento foi o Solidariedade, com o ex-secretário de Governo Marcelo Miglioli. 

Fonte: Correio Do Estado 

Mamma dentro

Leia Também