CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Ministra Rosa Weber é eleita como presidente do STF para o próximo biênio

Weber sucederá o ministro Luiz Fux

11 AGO 2022Por Redação/PL11h:10

Nesta quarta-feira (10), o STF (Supremo Tribunal Federal) elegeu a ministra Rosa Weber como presidente da Corte e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A posse de Weber está prevista para 12 de setembro deste ano.

A ministra sucederá o ministro Luiz Fux, atual presidente da Corte. O plenário também escolheu o ministro Luís Roberto Barroso para a vice-presidência do Tribunal.

A eleição foi realizada conforme o Regimento Interno do STF, prevista para a segunda sessão ordinária do mês anterior ao do final do mandato do atual presidente. Segundo o Supremo, a votação seguiu a linha sucessória determinada pela antiguidade.

Em nome do Tribunal, o ministro Luiz Fux parabenizou os eleitos e desejou êxito e sucesso na condução do novo biênio. Já a eleita, ressaltou que a tradição de décadas de sempre o ministro mais antigo que ainda não ocupou a presidência do Tribunal não é ofuscada pela simbologia do momento vivido.

“Exercer a chefia do Judiciário e do CNJ, para uma juíza de carreira como eu, na magistratura há 46 anos, é uma honra inexcedível, sobretudo quando se tem a sorte de ter como companhia um ministro generoso, competente e amigo, como o ministro Luís Roberto Barroso”, disse aos colegas.

Weber disse ainda que são tempos ‘tumultuados’, em que o exercício do cargo se torna um desafio. “Mas vou procurar desempenhá-lo com toda serenidade e com a certeza do apoio de vossas excelências, sempre na defesa da integridade e da soberania da Constituição e do regime democrático”, garantiu.

Rosa Weber

A ministra Rosa Weber é natural de Porto Alegre (RS), graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1971. Já atuou como juíza do trabalho de 1981 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006. Presidiu o TRT no biênio de 2001 a 2003.

De 2006 a 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, sendo empossada em 19/12/2011. Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020. Ela é autora de diversos artigos, entre eles “Ação Civil Pública, Ministério Público do Trabalho, Legitimidade ativa, Interesses Individuais Homogêneos” e “Acidente de Trabalho, Responsabilidade Subsidiária”. No último biênio, ao lado do ministro Fux, Weber atuou na vice-presidência da Corte.

Dândara Genelhú/Midiamax com informações do STF.

Mamma dentro

Leia Também