CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Lucia da AAVC cobra do Executivo o início das atividades dos projetos da Assistência Social em Coxim

A parlamentar votou favorável ao Projeto de Lei 003/2019 e solicitou ainda a oficializou dos convênios e os repasses de recursos próprios do Município para as entidades assistenciais

4 ABR 2019Por Valdeir Simão12h:36

A vereadora Lucia da AAVC (PR), ao fazer uso da tribuna no plenário da Câmara Municipal de Coxim, na noite de terça-feira (2), fez um discurso direcionado ao poder Executivo, especialmente para a secretaria municipal de Cidadania e Assistência Social, solicitando que o secretário Adenilson Vilalba Freires, inicie imediatamente as atividades dos programas sociais desenvolvidos pelo município.

A parlamentar disse: "Tenho conhecimento do que é manter uma entidade, onde fazer trabalho social não é tarefa fácil, mas que com ou sem dinheiro, pelo menos o básico deve ter o seu início, superando com criatividade e determinação as deficiências de recursos financeiros, humanos e materiais".

"No centro de convivência dos idosos, as pessoas da terceira idade querem apenas dançar e para isso, não é necessário fazer contratações de pessoas para tocar. Apenas uma caixa de som e um pen drive é o suficiente para eles se divertirem e passarem momentos de alegria, confraternização e descontração", exemplificou a parlamentar.

Convênios com as associações e entidades assistenciais de Coxim

Lucia da AAVC ressaltou a necessidade, de forma urgentíssima, que o prefeito de Coxim oficialize os convênios com as entidades assistenciais, principalmente com os recursos provenientes da fonte de recursos próprios do Município, para que as associações reiniciem ou ampliem suas atividades, podendo cumprir com o pagamento das despesas realizadas.

"Essas ONGs fazem trabalhos importantes, com crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, pessoas em situação de vulnerabilidade social e atendem quem mais necessita. Sem os recursos do Município, estão padecendo, fechando as portas. Com isso, funcionários e fornecedores ficam e em muitos casos, já estão sem receber", afirmou a parlamentar.

Projeto de Lei 003/2019

Lucia da AAVC Foto: Valdeir Simão - Diário X

A vereadora Lucia da AAVC votou favorável ao Projeto de Lei 003/2019, que foi aprovado por unanimidade pela Casa de Leis, autorizando o poder Executivo municipal a fazer repasses de recursos financeiros no valor de 18 mil reais para a Liga Esportiva Coxinense (LEC), que serão utilizados na realização da Copa Coxim 2019 de futebol de campo. 

No entanto, a parlamentar, na discussão do projeto e na declaração de voto, disse que é mãe de esportistas, e que o esporte é muito importante, principalmente a Copa Coxim, mas que espera um tratamento igual para todas as associações e entidades assistenciais que prestam um excelente atendimento em Coxim.

"As organizações não governamentais APAE, APONEC, GAAM, AAVC, Mitra Diocesana, AEB, a Comunidade Kolping que trabalha com a Casa Lar do Idoso, entre outras, estão com quase um ano e meio sem receber recursos do Município e precisam entrar como prioridade da administração municipal", justificou a vereadora.

"A maioria dessas entidades trabalham dia e noite, de domingo a domingo, superando a falta de recursos e os inúmeros desafios, e por isso, também necessitam receber com urgência recursos do Município, assim como a Liga Esportiva Coxinense vai receber com esse projeto, que mais uma vez chega em cima da hora e em regime de urgência para aprovação", finalizou a vereadora Lucia da AAVC.

Mamma dentro

Leia Também