CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Eleitores têm dificuldades para fazer justificativa eleitoral pelo e-Título e em locais de votação

Presidente do TSE disse que problema foi causado por downloads 'de última hora'. Orientação do tribunal para o eleitor que tiver problema com o aplicativo é tentar novamente minutos mais tarde. Veja outras formas de justificar ausência.

15 NOV 2020Por Redação/TR16h:46

O aplicativo e-Título apresenta instabilidade no domingo (15), dia das eleições municipais. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o grande volume de acessos foi o responsável pelo problema.

O app é o meio indicado pelo TSE para que os eleitores justifiquem ausência na votação, mas os cidadãos têm relatado dificuldades com a operação do aplicativo (leia mais abaixo outras formas de justificar a ausência).

De acordo com o TSE, até 15h deste domingo, 560 mil eleitores já tinham apresentado justificativa pelo app.

É possível justificar ausência em qualquer local de votação do país no dia da eleição e em postos da Justiça Eleitoral até 60 dias após cada turno (a ausência precisa ser justificada separadamente, uma para cada turno).

3 milhões de downloads em um dia

O presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o aplicativo está sobrecarregado devido ao volume de acessos e downloads de última hora. Segundo ele, houve 3 milhões de downloads de sábado (14) para domingo.

"O e-Título está aí há muito tempo, mas deixaram para baixá-lo na última hora, e aí, milhares de acessos simultâneas, ele apresentou algum nível de instabilidade, mas ele está funcionando adequadamente. É só insistir um pouco", afirmou.

O tribunal também informou que, ao todo, cerca de 13 milhões de pessoas baixaram o aplicativo. A orientação para o eleitor que tiver algum problema com o aplicativo é tentar novamente alguns minutos mais tarde.

Problemas na justificativa presencial

Eleitores da cidade de São Paulo relataram que foram impedidos de justificar o voto presencialmente, após falhas no aplicativo e-Título. O TSE já havia informado que, caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo poderia ser feito, excepcionalmente, em qualquer seção eleitoral.

Apesar disso, Paulo Henrique Silveira Castro, de 29 anos, e Victor Pereira Bussiki, de 28 anos, afirmam que as justificativas foram negadas em escolas da Zona Sul de São Paulo.

"Então, eu me dirigi à zona eleitoral, procurei informação com os mesários e fui informado que, devido à pandemia, a justificativa [do voto] só poderia ser feita pelo app ou através do site do TSE dentro de 60 dias", diz Castro.

Já Victor Bussiki precisou ir a duas escolas para conseguir justificar o voto presencialmente. No segundo colégio, ao falar com o supervisor dos mesários, a orientação foi diferente.

"Depois que eu insisti, eles disseram que não tinham o comprovante para me dar e que, em 10 dias, poderia ir em um cartório para emitir esse comprovante."

Segundo a GloboNews, a orientação em alguns colégios da capital paulista é para que os eleitores apenas entreguem os formulários de justificativas já preenchidos. O pedido é para que o preenchimento seja feito em casa.

Eleitores de Goiás informaram que também tiveram dificuldades para justificar o voto pelo e-Título. Alguns relataram que os dados não carregam ou que a página apresenta uma mensagem de erro, o que fez com que pessoas fosse às zonas eleitorais para justificar.

Justificativa sem o e-Título

Eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia de votação precisam justificar a ausência para a Justiça Eleitoral.

Neste ano, por conta da pandemia, a justificativa deve ser feita preferencialmente pelo aplicativo e-Título até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno.

O e-Título pode ser usado pelo eleitor que não está em sua cidade de votação e pretende justificar a ausência. Se o aplicativo continuar apresentando problema, o cidadão também poderá justificar a ausência por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).

O TSE tem uma página na internet que permite o preenchimento do RJE.

O formulário físico do RJE poderá ser obtido gratuitamente na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor), nas páginas da Justiça Eleitoral na internet e, no dia do pleito, nos locais de votação.

O eleitor deve comparecer aos locais destinados ao recebimento das justificativas com o formulário RJE preenchido, munido do número da inscrição eleitoral e de documento de identificação.

O site do TSE divulgou os locais em sua página na internet.

O e-Título também pode ser usado como documento de identificação nas seções eleitorais. Nesta situação, em caso de problema com o app, um documento com foto já serve para a identificação, o título de eleitor apenas facilita essa etapa.

Por: Guilherme Mazui, G1

 

Mamma dentro

Leia Também