CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Polícia

Homem é preso após tentar contrabandear plantas ameaçadas de extinção para Corumbá

15 ABR 2021Por Emilly Constanci21h:09

Um homem do estado do Espírito Santo foi preso após tentar transportar 28 mudas de antúrios (Philodendron spiritus-sanci) para Corumbá, uma espécie rara e ameaçada de extinção.

Ele alugaria um veículo na Capital na quarta-feira (14) para ir até a cidade, onde encontraria uma mulher que lhe daria suporte para transportar as mudas de barco pelo Rio Paraguai, até a Bolívia.  

Segundo o Ibama, cada muda da planta seria vendida no Brasil por R$3.500. Na Bolívia, o valor chegaria a $ 40 mil (quarenta mil dólares).

Mas antes que o contrabando pudesse ser concluído, o Ibama de Campo Grande entrou em contato com a Polícia Federal de Corumbá e repassou as informações, que foram obtidas através de denúncia anônima.

O delator avisou ao Ibama que o homem tinha pego um avião de São Paulo, com destino a Campo Grande, na noite de segunda-feira (13). De imediato, os agentes identificaram o suspeito em um voo com destino a Rio Branco, tendo em vista que a fronteira Brasil/Bolívia entre as cidades de Corumbá (Brasil) e Puerto Quijarro (Bolívia) encontra-se fechada.

A abordagem foi feita com o apoio da Polícia Federal do Acre, no aeroporto de Rio Branco. As mudas estavam em sua bagagem.

Ele foi atuado e preso em flagrante pela prática do crime previsto no art. 38-A, com causa de aumento de pena prevista no art. 53, inciso II, alínea c, da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). As plantas apreendidas serão encaminhas para o Jardim Botânico no Rio de Janeiro/RJ.

A espécie é nativa e endêmica (espécies que ocorrem somente em uma determinada área ou região geográfica), do estado do Espírito Santo. Ela tem sido almejada por muitos colecionadores de plantas ornamentais por ser uma planta extremamente restrita, gerando pressão sobre a espécie. 

Gabrielle Tavares - Correio do Estado MS

 

Mamma dentro

Leia Também